Gestão neotecnológica da educação em tempos de pandemia covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202138813

Palavras-chave:

Educação online, Solucionismo tecnopedagógico, Gestão neotecnológica, Capitalismo digital, Pandemia da covid-19

Resumo

A exclusão digital durante o confinamento pela covid-19 tem sido utilizada pela GAFAM para expandir suas plataformas tecnológicas no mundo educacional. Eles fizeram isso espalhando uma história de inovação digital que tem pouco a ver com a realidade. Em vez disso, tem a ver com o controle das últimas fronteiras do capitalismo: nossa informação na forma de dados, que é vendida para prever o comportamento. Somos o negócio: extrair informação para fazer da escola uma fábrica de dados e informação comercializável sobre clientes atuais e futuros. Um bem comum, a soberania digital, está sendo colocado sob o controle da Big Tech, proprietários neo-feudais do capitalismo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enrique-Javier Díez-Gutiérrez, Universidad de León, León, Espanha

Doctor en Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense de Madrid (1996). Profesor Titular de la Facultad de Educación de la Universidad de León. Grupo de Investigación: Investigación Educativa y Justicia Social. Email: enrique.diez@unileon.es

Publicado

01.12.2021

Como Citar

Díez-Gutiérrez, E.-J. (2021). Gestão neotecnológica da educação em tempos de pandemia covid-19. Linhas Crí­ticas, 27, e38813. https://doi.org/10.26512/lc27202138813

Edição

Seção

Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia