Contribuições da pesquisa-ação para educação em saúde no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202138380

Palavras-chave:

Educação para a saúde, Pesquisa-ação, Práticas pedagógicas, Trabalho coletivo

Resumo

Esse estudo investiga as contribuições da pesquisa-ação nas práticas pedagógicas de professores inseridos em processos formativos, visando a educação em saúde. As etapas, progressivamente planejadas, perpassaram o diagnóstico situacional, problematização, aprofundamento teórico, planejamento e incremento do plano de ação. Os achados apontam que a pesquisa-ação possibilitou a contextualização de problemas presentes no cotidiano, e apresentou potencialidades para a introdução de práticas pedagógicas em saúde, planejadas e articuladas ao currículo escolar, considerando o envolvimento entre a família e a escola nesse processo, além de promover o trabalho coletivo e interdisciplinar dos docentes.

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Biografia do Autor

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2021). Integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ-UFSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES, Unipampa). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. E-mail: karlam.ef@gmail.com

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021), Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ-UFSM). E-mail: vanecandito@gmail.com

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2020). Integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ-UFSM). E-mail: carolinabcarlan@gmail.com

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Publicado

07.12.2021

Como Citar

Menezes, K. M., Candito, V., & Rodrigues, C. B. C. (2021). Contribuições da pesquisa-ação para educação em saúde no contexto escolar. Linhas Crí­ticas, 27, e38380. https://doi.org/10.26512/lc27202138380

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