A construção da profissionalidade docente polivalente nos anos iniciais do ensino fundamental: questões para a formação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4699Palavras-chave:
Profissionalidade docente, Formação de professores, PolivalênciaResumo
O texto apresenta um desdobramento de pesquisa realizada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental (AIEF) em Recife-PE, cujo objetivo foi o de compreender a construção da profissionalidade docente polivalente. Tem como foco discutir perspectivas para a formação inicial da habilitação profissional docente para os AIEFs, tomando a formação como exigência primeira de sua profissionalização. Da reflexão sobre os elementos estruturantes da profissionalidade polivalente indica-se tais perspectivas: i) a importância dos fundamentos da educação; ii) a pesquisa como princípio formativo incipiente; iii) o perfil de alfabetizador e o aprofundamento sobre a interdisciplinaridade. O estudo foi desenvolvido a partir de um olhar crítico-dialético observando as contradições, as múltiplas determinações e ampliando a compreensão do conteúdo singular da docência nos AIEFs e aspectos de sua totalidade.
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