Educación física escolar y régimen de ejercicio domiciliario
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36058Palabras clave:
Educación Física Escolar, Régimen de ejercicios en casa, TransdisciplinariedadResumen
Con base en un relato de experiencia, este artículo tiene como objetivo discutir las clases de Educación Física de Bachillerato desde el Régimen de Ejercicios en Casa (RED), a estudiantes de una institución federal de educación (n=638). Investigación para la acción, el análisis de datos se realizó mediante lectura flotante y análisis de contenido. El estímulo a un estilo de vida activo fue exitoso, promoviendo nuevas reflexiones relacionadas con la cultura corporal del movimiento. El RED no sustituye a las clases presenciales, pero, sienta importantes precedentes de innovación, transdisciplinariedad y avances educativos. Señala un cambio y expansión del paradigma de la Educación Física.
Descargas
Citas
Alves, L. (2020). Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, 8(3), 348-365. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
Alves, L., & Moreira, A. (2017). Tecnologias & aprendizagens: delineando novos espaços de interação. Edufba.
Araújo, U. F. de. (2014). Temas transversais, pedagogia de projetos e as mudanças na educação. Summus.
Arruda, E. P. (2020) Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621
Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo (4 ed). Edições70.
Bauman, Z. (2007). Tempos líquidos (Tradução: Medeiros, C.A). Jorge Zahar.
Brasil. (1969). Decreto Lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969 (Dispõe sobre tratamento excepcional para alunos portadores de afecções que indica). Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1044.htm#:~:text=Disp%C3%B5e%20s%C3%B4bre%20tratamento%20excepcional%20para%20os%20alunos%20portadores%20das%20afec%C3%A7%C3%B5es%20que%20indica
Brasil. (2003). Lei Nº 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003 (Altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm
Dewey, J. (1959). Como pensamos (5 ed). Nacional.
Formiga, M. M. (2009). Educação a distância: o estado da arte. Pearson.
Godoi, M., Pinto, B. da S., Cabeleira, J. B., Lourenço, R. G., & Moreira, E. C. (2021). Professores de educação física como experts adaptativos e a busca de inovação. Linhas Críticas, v.27, p. 1-21. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36668/29226
Hernández, F., & Ventura, M. (1998). A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio (5 ed). Artmed.
Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, p. 1-12. https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). (2020a). Resolução Nº 019, de 23 de abril de 2020 (Dispõe sobre o regulamento para aproveitamento das atividades de ensino realizadas pelos campi durante a suspensão do calendário acadêmico do ano letivo 2020). http://cba.ifmt.edu.br/media/filer_public/18/4d/184d0cdc-c40f-4227-8be1-2fe79f0dc7e9/resolucao_no_019_-_23042020_-_aprovar_ar_regulamento_de_atividades_remotas_red.pdf
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). (2020b). Ofício Nº 006/2020, de 7 de maio de 2020 (Parecer sobre cessão temporária de equipamentos de informática aos estudantes o IFMT/PDL em situação de vulnerabilidade). Ministério da Educação. Secretaria de Educação profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Campus Primavera do Leste.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). (2020c). Instrução normativa Nº 009, de 19 de agosto de 2020 (Orienta procedimentos quanto à execução do Regime de Exercício Domiciliar no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT e dá outras providências em conformidade com a Lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal do Mato Grosso. http://ifmt.edu.br/media/filer_public/93/42/9342344e-0d76-49d3-bdf4-dab0e6ad4edf/in_0092020_-_19082020_-_orienta_os_procedimentos_para_execucao_do_red.pdf
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). (2020d). Instrução Normativa Nº 003, de 22 de abril de 2020 (Orienta procedimentos quanto à execução do Regime de Exercício Domiciliar – RED). http://ifmt.edu.br/media/filer_public/fb/d0/fbd00136-08e6-4fa6-8b20-26ddd5038c65/in_0032020_-_22042020_-_orientacao_dos_procedimentos_de_regime_de_exercicio_domiciliar_do_ifmt.pdf
Joye, C. R., Moreira, M. M., & Rocha, S. S. D. (2020). Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p.1-29. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299
Médici, M. S., Tatto, E. R., & Leão, M. F. (2020). Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Thema, 18 (especial), 136-155. https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.136-155.1837
Mendes, F. M. M., & Lima, T. S. de. (2020). Educação na pandemia: uma análise do questionário aplicado anos alunos do curso de Jornalismo/UFAC sobre o ensino remoto emergencial. Jamaxi, 4(1), 32-43. https://revistas.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/4399
Ministério da Educação (MEC). (2020). O que é educação à distância? http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia
Nerdologia. (2020, fevereiro 18). A Peste Negra [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=Q87c4UBXTpY&t=19s
Pedrosa, G. F. S., & Dietz, K. G. (2020). A prática de ensino de Arte e Educação Física no contexto da pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura, 2(6), 103-112. http://doi.org/10.5281/zenodo.3894895
Pra Quem Pedala. (2020, março 20). Pedalar ou não pedalar nessa crise? [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=KP1NihubJrk&t=71s
Prudêncio, K. (2014). Método de pesquisa. Curitiba, UFPR.
Ramos, S. S. (2020). Regime Domiciliar: Projeto Integrador Ensino Médio “Como não Adiantar o Fim do Mundo”. Plano de Ensino. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – campus Primavera do Leste. Primavera do Leste. IFMT.
Ramos, S. S., Pomin, F., Vidal, L. M. M., & Mendes, W. R. (2020). “Como não adiantar o fim do mundo”: educação em tempos de pandemia. Alembra, v. 2, n. 5, p. 52-69. http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/974
Senechal, A. (2020, abril 9). Corona vírus: afinal, pode ou não pode sair para correr e pedalar na rua? Veja. https://veja.abril.com.br/saude/coronavirus-afinal-pode-ou-nao-pode-sair-para-correr-ou-pedalar-na-rua/
Senra, V. B. C., & Silva, M. S. da. (2020). A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências. Brasilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 101771-101785. https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22114
Silva, A. J. F. da, Pereira, B. K. M., Oliveira, J. A. M. de, Surdi, A. C., & Araújo, A. C. de. (2020). A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da Educação Física Escolar. Corpoconsciência, 24(2), 57-70. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10664
Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
Vanz, M. L. (2020). Relato de experiência em atividades remotas acerca da disciplina de Educação Física. Em C. G. Bergmann, D. F. Anderle, D. D. Pagno, M. M. W. Paim, S. Nunus, & V. Feitas Junior. Desafios de ensinar, aprender e avaliar em tempos de pandemia (73-78). Editora do Instituto Federal Catarinense. https://editora.ifc.edu.br/2020/07/16/desafios-de-ensinar-aprender-e-avaliar-em-tempos-de-pandemia/
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fabiana Pomin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.