Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil

Autores

  • Luiz Fernandes Dourado Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3218

Palavras-chave:

Educação superior;, Políticas e gestão;, Sistemas;, Expansão;, Privatização;, Mercantilização

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de reorganização da educação superior no Brasil na década de 1990 por meio das alterações efetivadas no campo jurídico e de seus desdobramentos nas políticas e gestão para esse nível de ensino nos sistemas públicos e privados, que se configuraram em efetivo processo de reforma desse nível de ensino, ainda que tenha prescindindo de participação efetiva dos diferentes segmentos da sociedade acadêmica, sob os auspícios da reforma do Estado e da centralidade conferida, nesse processo, ao setor privado. Aliado às análises efetivadas sobre o impacto da reorganização dos sistemas público e privado da educação superior, por meio de políticas de expansão, privatização e de alteração da identidade das IES, o presente artigo busca descortinar reflexões e indicar princípios basilares a serem efetivados em prol da construção de um processo de reestruturação da educação superior que tenha por norte o resgate da educação superior pública, democrática e de qualidade social entendida como um direito social inalienável.

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Biografia do Autor

Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1997). Professor Titular de Políticas Educacionais da Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Pesquisador do CNPq (douradol@terra.com.br).

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Publicado

30.06.2005

Como Citar

Dourado, L. F. (2005). Reorganização dos sistemas público e privado da educação superior no Brasil. Linhas Crí­ticas, 11(20), 103–118. https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3218

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