Mudanças do marco institucional da educação profissional: uma leitura a partir dos dados do Censo Escolar

Autores

  • Remi Castioni Universidade de Brasília - UnB
  • Maria Célia Costa Andrade

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3572

Palavras-chave:

Educação profissional;, Censo escolar;, Ensino médio integrado;, Rede federal

Resumo

Este trabalho discute o impacto das mudanças introduzidas no marco legal da educação profissional, particularmente com o advento do Decreto nº 5.154/2004, em termos de oferta de vagas pelas redes federal, estadual e particular. O objetivo é seguir o comportamento dos dados do Censo Escolar e analisar se estaria havendo um aumento na oferta dessa modalidade de ensino ou se isso é mero efeito de acomodação das redes, em observância ao que preceitua o marco legal. Infere-se também que uma possível ampliação de ofertas pode estar ocorrendo por mero efeito estatístico por conta da melhor remuneração das matrículas do ensino médio integrado à educação profissional na conta do Fundeb ”“ Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Por fim, se discutem os rumos do ensino médio, elo frágil entre o final do ensino fundamental e o ensino superior.

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Biografia do Autor

Remi Castioni, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2002). Professor do Departamento de Planejamento e Administração da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Maria Célia Costa Andrade

Socióloga. Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atuou no Ministério da Educação (MEC) entre os anos de 2002 a 2007.

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Publicado

06.12.2010

Como Citar

Castioni, R., & Andrade, M. C. C. (2010). Mudanças do marco institucional da educação profissional: uma leitura a partir dos dados do Censo Escolar. Linhas Crí­ticas, 16(30), 109–128. https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3572

Edição

Seção

Tema: Educação Profissional e tecnológica

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