Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades

Autores

  • Eliezer Moreira Pacheco Ministério da Educação
  • Luiz Augusto Caldas Pereira Ministério da Educação
  • Moisés Domingos Sobrinho Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3568

Palavras-chave:

Educação tecnológica;, Ciência;, Tecnologia;, Formação profissional;, Institutos federais

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia criados pela Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, representam a nova face da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Neste artigo, são analisados alguns elementos do contexto histórico e político de sua criação, assim como os aspectos mais relevantes e considerados estruturantes dessa nova instituição do campo educacional brasileiro, tais como o seu lugar nas políticas públicas do governo Lula, a sua relação com o mundo produtivo e do trabalho, a sua contribuição para o fortalecimento da democracia e da cidadania, para o desenvolvimento nacional, regional, local, sua proposta curricular e a relação ensino”“ciência”“tecnologia.

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Biografia do Autor

Eliezer Moreira Pacheco, Ministério da Educação

Mestre em História, ex-presidente do Inep/MEC e atual Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Luiz Augusto Caldas Pereira, Ministério da Educação

Mestre em Planejamento e Gestão de Cidades, ex-diretor do Cefet Campos e atual diretor de Políticas para a Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC

Moisés Domingos Sobrinho, Instituto Federal de Brasília

Doutor em Sociologia, professor da Pós-Graduação em Educação da UFRN. Atuou como coordenador-geral de Estatísticas Especiais do Inep/MEC, coordenador-geral de Desenvolvimento e Modernização e diretor de Programas Especiais da Setec/MEC e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Brasília

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Publicado

06.12.2010

Como Citar

Pacheco, E. M., Pereira, L. A. C., & Sobrinho, M. D. (2010). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Linhas Crí­ticas, 16(30), 71–88. https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3568

Edição

Seção

Tema: Educação Profissional e tecnológica

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