Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile

Autores/as

  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3520

Palabras clave:

Política educacional;, América Latina;, Regulação

Resumen

O artigo discute algumas questões relativas às políticas educacionais atuais em três países da América Latina: Argentina, Brasil e Chile. Por meio de revisão de literatura seguida de pesquisa documental, incluindo a legislação pertinente em cada país, e documentos produzidos pelos organismos internacionais ligados à ONU que atuam na região, procurou-se observar em que medida as mudanças ocorridas no âmbito da legislação educacional nesses três países delinearam uma nova política educativa que se traduz em diferentes mecanismos de regulação. Considera-se que as políticas públicas para a educação adotadas nesses países na última década sofreram mudanças em virtude de processos de reformas que apresentaram como traço comum uma nova regulação educativa assentada em três eixos: a gestão local; o financiamento per capita e a avaliação sistêmica.

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Biografía del autor/a

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo de Estudos Educación, Política y Movimientos Sociales e da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente ”“ Clacso. Pesquisadora do CNPq (dalila@fae.ufmg.br).

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Publicado

2009-06-30

Cómo citar

Andrade Oliveira, D. (2009). Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile. Linhas Críticas, 15(28), 45–62. https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3520

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