Disputas pela escola pública

contribuições históricas para pensar o trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31908

Palavras-chave:

Defesa da Escola Pública, Projeto de Escola, Trabalho docente, Sentido do trabalho docente

Resumo

Neste ensaio propomos compreender os sentidos do trabalho docente constituídos na historicidade dos embates por um projeto hegemônico de educação pública escolar. Realizamos buscas epistemológicas nas correntes filosóficas que embasam a escola moderna, analisando multideterminantes históricas que fomentam sentidos da escola pública, e possibilidades de sentidos para o trabalho docente. Concluímos que o humanismo tradicional cristão estabelece sentido centrado no conhecimento orientado pela igreja; o humanismo moderno forma sentido ambivalente entre a profissionalização e a vocação; e o humanismo neoliberal empenha ao professor a mediação da autoaprendizagem, ocasionando a perda de sentidos.

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Biografia do Autor

Deise Ramos da Rocha, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Pesquisadora do CEPE/UFPel - Centro de Estudos em Políticas Educativas, e do GEPFAPe/UnB - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação e Atuação de Professores. E-mail: deise.rocha@hotmail.com

Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Doutor (PhD) em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin - Madison. Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas da UFPel. E-mail: alvaro.hypolito@gmail.com

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Publicado

01.09.2020

Como Citar

Ramos da Rocha, D., & Moreira Hypolito, Álvaro L. (2020). Disputas pela escola pública: contribuições históricas para pensar o trabalho docente. Linhas Crí­ticas, 26, e31908. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31908

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