Arte e educação integral na concepção histórico-crítica

uma entrevista com Demerval Saviani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32336

Palavras-chave:

Dermeval Saviani, Educação integral, Currículo, Ensino de arte

Resumo

Em 1976, Saviani afirmava que era lícito indagar se a ênfase na habilitação profissional é compatível com a formação integral do adolescente. Quase meio século depois, as questões relacionadas à formação integral voltam ao centro das discussões com as recentes reformas curriculares. Conhecido por defender a perspectiva histórico-crítica, Dermeval Saviani ressignifica a concepção de formação integral fundamentando-se em aspectos filosóficos coerentes com as necessidades concretas de seu tempo. Nesta entrevista, com o intuito de esclarecer um equívoco publicado, que o aponta como contrário à existência do componente “Arte” no currículo escolar, o autor apresenta seu posicionamento sobre a relevância da Arte no currículo para a formação humana integral, entre outras considerações importantes sobre as atuais reformas curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Amorim, Universidade Regional de Blumenau, Brasil

Mestranda em Educação pela FURB, atuando na Linha de Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas e no Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas de Currículo e Avaliação. E-mail: prof.rebecaamorim.arte@gmail.com

Cássia Ferri, Universidade Regional de Blumenau, Brasil

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC/SP e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, atuando na Linha de Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas e no Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas de Currículo e Avaliação. E-mail: ferricassia67@gmail.com

Referências

Barbosa, A. M. (2011). Entre Memória e História. In A. M. Barbosa (Org.). Ensino da arte: memória e história (pp. 1-26). Perspectiva.

Ravitch, D. (2010). The death and life of the great American School System: how testing and choice are undermining education. Basic Books.

Ravitch, D. (2011). Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Sulina.

Saviani, D. (1976). Análise crítica da organização escolar brasileira através das leis 5.540/68 e 5.692/71. In W.E. Garcia (Org.). Educação Brasileira Contemporânea: Organização e Funcionamento (pp. 174-194). Mc Graw-Hill do Brasil.

Saviani, D. (1986). Educação: do senso comum à consciência filosófica (8. ed.). Cortez.

Saviani, D. (2009a). Formação e condições de trabalho docente. Revista Educação e Cidadania 8(1), 67-77.

Saviani, D. (2009b). Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação 14(40), 143-155. https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012

Saviani, D. (2011). Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Revista Poíesis Pedagógica, 9(1), 07-19. https://doi.org/10.5216/rpp.v9i1.15667

Saviani, D. (2012). A pedagogia no Brasil: história e teoria (2.ed.). Autores Associados.

Downloads

Publicado

20.08.2020

Como Citar

Amorim, R., & Ferri, C. (2020). Arte e educação integral na concepção histórico-crítica: uma entrevista com Demerval Saviani. Linhas Crí­ticas, 26, e32336. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32336

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.