Minudências na pesquisa de mestrado
elementos subjetivos
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34590Palavras-chave:
Elementos subjetivos, Mestrado, Socialização, LahireResumo
Este ensaio objetiva refletir acerca dos elementos subjetivos que perpassaram toda a pesquisa de mestrado da autora, apontando os elementos invisíveis que estão presentes na produção científica e quase sempre ficam à margem dos resultados apresentados, assim como da percepção dos leitores. Apresenta a forte conexão entre o percurso socializatório da pesquisadora, sua formação profissional, a escolha pelo objeto de estudo no mestrado em educação e a predileção pelo aporte teórico Lahireano na dissertação. Por fim, reflete sobre o contexto da pesquisa de campo na atuação profissional.
Downloads
Referências
Bourdieu, P. (1998). A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. Em M. A. Nogueira, & A. Catani (Orgs.). Escritos de Educação (pp. 39-64). Vozes.
Bourdieu, P. (2007). A economia das trocas simbólicas (6. ed.). Perspectiva.
Favret-Saada, J. (2005). Ser afetado (Tradução de Paula Siqueira). Cadernos de Campo, v. 13 n. 13. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p155-161
Iamamoto, M. V. (1998). O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Cortez.
Lahire, B. (2002). Homem Plural: os determinantes da ação (Tradução de: Jaime A. Clasen). Vozes.
Lahire, B. (2004). Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Artmed.
Lahire, B. (2015). A fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização. Educação e Pesquisa, 41, 1393-1404. http://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141651
Nogueira, M. de. O. e. (2013). Efeito pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos. Revista Brasileira de Educação, 18 (52), 65-79. https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/05.pdf
Oliveira, D. V. (2020). Monoparentalidade feminina e socialização dos filhos: um estudo com famílias em situação de vulnerabilidade social. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório Institucional da UFOP. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12378
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daniela Vale de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.