Notas sobre a formação na pós-graduação e os impactos no trabalho de edição
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.23278Palavras-chave:
EditorialResumo
A escrita de um editorial para uma revista científica tem duas tradições bem distintas, a primeira mais próxima de uma apresentação, enumera o que foi feito naquele número, uma espécie de índice comentado que atrai poucos leitores, de leitura desagradável e redundante – o sumário já nos diz quais textos encontraremos ali e os resumos dos textos o que encontraremos neles – e uma segunda tradição que flerta com a defesa de uma tese, a provocação ao debate ou jogar luz sobre alguma questão sensível tratada ao longo da publicação. As duas tradições estão por todos os campos de conhecimento a servir de preâmbulo às mais diversas publicações. Também, poderia acrescentar a esta dupla um ensemble des idée das duas, também frequente, e que trabalha com ambas as necessidades editoriais – dizer algo e apresentar os textos publicados – com as dificuldades encontradas por todos os personagens híbridos: não cabe numa categoria, num gênero, é ao mesmo tempo de mais e de menos e, por final, sempre soa como algo estranho e feito para se cumprir uma praxe, uma tradição que nos tempos acelerados e hiperdispersivos que vivemos parece anacrônica. Digo isso apenas para que o caráter estranho desse editorial figure como um valor, já que, de fato, não restam dúvidas de seu lugar como patinho feio dos textos acadêmicos.
Downloads
Referências
Brasil (2013). Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD. Disponível em http://www. capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
CAPES (S/d). Qualis-Periódicos. Para que serve?. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/ index.jsf;jsessionid=Ncdrt9Lp5LLeH1LOwwc-HiYg.sucupira-205. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
Barata, R B. (2016) Dez coisas que você precisa saber sobre o Qualis. In: Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, nº 30, p. 13-40. Disponível em http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/947. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
Souza, E.C & Delory-Momberger. Apresentação: Narrativas, educação e saúde: o sujeito na cidade. In: Revista Linhas Críticas, vol. 23, 2018, p. 8-13. Disponível em http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/ view/20274/18726. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
Puentes, R. V & Longanezi, A. M. Escola e Didática Desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. In: Educação em Revista, Mar 2013, vol.29, nº1, p.247-271. Disponível em http://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
Said, E. (2017) Representações do intelectual. São Paulo: Companhia das Letras.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rodrigo Matos de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.