Minudências na pesquisa de mestrado
elementos subjetivos
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34590Palavras-chave:
Elementos subjetivos, Mestrado, Socialização, LahireResumo
Este ensaio objetiva refletir acerca dos elementos subjetivos que perpassaram toda a pesquisa de mestrado da autora, apontando os elementos invisíveis que estão presentes na produção científica e quase sempre ficam à margem dos resultados apresentados, assim como da percepção dos leitores. Apresenta a forte conexão entre o percurso socializatório da pesquisadora, sua formação profissional, a escolha pelo objeto de estudo no mestrado em educação e a predileção pelo aporte teórico Lahireano na dissertação. Por fim, reflete sobre o contexto da pesquisa de campo na atuação profissional.
Downloads
Referências
Bourdieu, P. (1998). A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. Em M. A. Nogueira, & A. Catani (Orgs.). Escritos de Educação (pp. 39-64). Vozes.
Bourdieu, P. (2007). A economia das trocas simbólicas (6. ed.). Perspectiva.
Favret-Saada, J. (2005). Ser afetado (Tradução de Paula Siqueira). Cadernos de Campo, v. 13 n. 13. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p155-161
Iamamoto, M. V. (1998). O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Cortez.
Lahire, B. (2002). Homem Plural: os determinantes da ação (Tradução de: Jaime A. Clasen). Vozes.
Lahire, B. (2004). Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Artmed.
Lahire, B. (2015). A fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização. Educação e Pesquisa, 41, 1393-1404. http://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141651
Nogueira, M. de. O. e. (2013). Efeito pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos. Revista Brasileira de Educação, 18 (52), 65-79. https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/05.pdf
Oliveira, D. V. (2020). Monoparentalidade feminina e socialização dos filhos: um estudo com famílias em situação de vulnerabilidade social. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório Institucional da UFOP. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12378
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daniela Vale de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
