Minucias em la investigacion de la maestria
elementos subjetivos
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34590Palabras clave:
Elementos subjetivos, Maestría, Socialización, LahireResumen
Este ensayo tiene como objetivo reflexionar sobre los elementos subjetivos que han pasado toda la investigación de maestría de la autora, señalando los elementos invisibles que están presentes en la producción científica y que con frecuencia quedan al margen de los resultados presentados, así como de la percepción de los lectores. Señala la fuerte conexión entre el camino socializador del autor, su formación profesional, la elección del objeto de estudio en la maestría en educación y la predilección por la contribución teórica de Lahireano en la disertación. Finalmente, reflexiona sobre los reflejos de la investigación de campo en el desempeño profesional.
Descargas
Citas
Bourdieu, P. (1998). A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. Em M. A. Nogueira, & A. Catani (Orgs.). Escritos de Educação (pp. 39-64). Vozes.
Bourdieu, P. (2007). A economia das trocas simbólicas (6. ed.). Perspectiva.
Favret-Saada, J. (2005). Ser afetado (Tradução de Paula Siqueira). Cadernos de Campo, v. 13 n. 13. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p155-161
Iamamoto, M. V. (1998). O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Cortez.
Lahire, B. (2002). Homem Plural: os determinantes da ação (Tradução de: Jaime A. Clasen). Vozes.
Lahire, B. (2004). Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Artmed.
Lahire, B. (2015). A fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização. Educação e Pesquisa, 41, 1393-1404. http://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141651
Nogueira, M. de. O. e. (2013). Efeito pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos. Revista Brasileira de Educação, 18 (52), 65-79. https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/05.pdf
Oliveira, D. V. (2020). Monoparentalidade feminina e socialização dos filhos: um estudo com famílias em situação de vulnerabilidade social. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório Institucional da UFOP. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12378
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Daniela Vale de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.