Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento

Autores/as

  • Celeste Azulay Kelman
  • Angela Uchôa Branco

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3091

Palabras clave:

Narrativas;, Surdez;, Língua de sinais;, Inclusão;, Construtivismo sociocultural

Resumen

Este trabalho ressalta a importância da narrativa na organização e interpretação das experiências interpessoais. Dentro de uma perspectiva sociocultural construtivista e utilizando uma epistemologia qualitativa, analisamos os processos comunicativos e metacomunicativos que ocorrem na sala de leitura de uma escola inclusiva para surdos, durante narrativas literárias feitas em língua de sinais. Enfatizamos aspectos que promovem a inclusão dos sujeitos surdos narradores por meio de episódios sumarizados que mostram as interações entre professores e alunos surdos e entre alunos surdos e alunos ouvintes. Fazemos considerações para que a escola e a sala de aula possam aperfeiçoar os processos de inclusão, de forma que os alunos possam participar de estratégias inclusivistas mais conseqüentes.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2003-07-31

Cómo citar

Kelman, C. A., & Branco, A. U. (2003). Era uma vez.: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento. Linhas Críticas, 9(16), 33–44. https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3091

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.