O contexto educacional e sua influência na criatividade
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v8i15.3055Palabras clave:
Criatividade;, Professor, Ensino superiorResumen
Após focalizar alguns mitos associados à criatividade e contribuições teóricas recentes que dão destaque à criatividade como fenômeno multifacetado e determinado de forma complexa, são apontadas no artigo razões que justificam a necessidade de se promover na escola o desenvolvimento da capacidade criativa, bem como comportamentos típicos do professor para propiciar a criatividade. O artigo finaliza apresentando dados de pesquisa da autora sobre criatividade no contexto universitário, descrevendo especialmente características do professor universitário facilitador e do professor universitário inibidor da criatividade no que diz respeito a práticas pedagógicas, qualidade da relação professor -aluno e traços de personalidade, comparando os resultados obtidos com dados levantados por outros pesquisadores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.