O contexto educacional e sua influência na criatividade

Autores

  • Eunice Maria Lima Soriano de Alencar Universidade Católica de Brasília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v8i15.3055

Palavras-chave:

Criatividade;, Professor, Ensino superior

Resumo

Após focalizar alguns mitos associados à criatividade e contribuições teóricas recentes que dão destaque à  criatividade como fenômeno multifacetado e determinado de forma complexa, são apontadas no artigo razões que justificam a necessidade de se promover na escola o desenvolvimento da capacidade criativa, bem como comportamentos típicos do professor para propiciar a criatividade. O artigo finaliza apresentando dados de pesquisa da autora sobre criatividade no contexto universitário, descrevendo especialmente características do professor universitário facilitador e do professor universitário inibidor da criatividade no que diz respeito a práticas pedagógicas, qualidade da relação professor -aluno e traços de personalidade, comparando os resultados obtidos com dados levantados por outros pesquisadores.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.01.2003

Como Citar

Alencar, E. M. L. S. de. (2003). O contexto educacional e sua influência na criatividade. Linhas Crí­ticas, 8(15), 165–178. https://doi.org/10.26512/lc.v8i15.3055