Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores

Autores/as

  • Olgamir Francisco de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v6i11.2845

Palabras clave:

Trabalho;, Educação;, Educação profissional;, Educação formal

Resumen

Este estudo buscou identificar, na perspectiva dos trabalhadores, os elementos fundamentais para uma política de educação profissional para o Brasil neste final de século, no âmbito da educação formal, em especial, no nível médio de ensino. Tais elementos constituem o núcleo consensual das propostas das entidades de trabalhadores e foram aqui denominados de educação do trabalho. A educação do trabalho é parte integrante de um projeto social contra-hegemônico. Essa compreensão é possibilitada porque os trabalhadores são vistos neste estudo sob uma dupla perspectiva: de classe e das entidades que os representam, e o seu protagonismo é defendido no processo de construção e implementação da política educativa aí inserida, a educação profissional, como forma de disputar ética e politicamente a sua direção. As análises empreendidas neste estudo tiveram como referência as transformações atuais no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2000-12-31

Cómo citar

Carvalho, O. F. de. (2000). Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores. Linhas Críticas, 6(11), 7–22. https://doi.org/10.26512/lc.v6i11.2845

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.