Prevenir diagnósticos equivocados: uma proposta de avaliação compreensiva e contextual

Authors

  • Heloiza Barbosa Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc6200045340

Keywords:

Diagnóstico, Fracasso escolar, Educação especial

Abstract

Este artigo enfoca a problemática da máxi-representação de crianças pobres em programas de educação especial e o previsível fracasso escolar dessas mesmas crianças. Diante das variáveis de “diagnóstico”, “prevenção” e “tratamento” torna-se impossível não visualizar a crescente problemática de assegurar uma educação de qualidade para todos, independentemente dos fatores sócio-econômicos e das características físicas, motoras, emocionais e sensoriais de cada indivíduo. A vulnerabilidade educacional ao fracasso escolar das crianças vindas dos extratos menos favorecidos da população, como também das crianças com necessidades de respostas educacionais adequadas para a sua aprendizagem, evidencia a extrema urgência de um escrutínio das práticas pedagógicas que ocorrem nas salas de aula, como também das práticas relacionadas ao diagnóstico e encaminhamento ao ensino especial. Para atingir esse objetivo, o presente artigo também discute o conceito de “deficiência” enquanto um constructo social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Heloiza Barbosa, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Professora da área de Educação Especial da Faculdade de Educação, Universidade de Brasília.

Published

2000-04-30

How to Cite

Barbosa, H. (2000). Prevenir diagnósticos equivocados: uma proposta de avaliação compreensiva e contextual. Linhas Críticas, 6(10), 121–138. https://doi.org/10.26512/lc6200045340

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.