Prevenir diagnósticos equivocados: uma proposta de avaliação compreensiva e contextual

Autores

  • Heloiza Barbosa Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc6200045340

Palavras-chave:

Diagnóstico, Fracasso escolar, Educação especial

Resumo

Este artigo enfoca a problemática da máxi-representação de crianças pobres em programas de educação especial e o previsível fracasso escolar dessas mesmas crianças. Diante das variáveis de “diagnóstico”, “prevenção” e “tratamento” torna-se impossível não visualizar a crescente problemática de assegurar uma educação de qualidade para todos, independentemente dos fatores sócio-econômicos e das características físicas, motoras, emocionais e sensoriais de cada indivíduo. A vulnerabilidade educacional ao fracasso escolar das crianças vindas dos extratos menos favorecidos da população, como também das crianças com necessidades de respostas educacionais adequadas para a sua aprendizagem, evidencia a extrema urgência de um escrutínio das práticas pedagógicas que ocorrem nas salas de aula, como também das práticas relacionadas ao diagnóstico e encaminhamento ao ensino especial. Para atingir esse objetivo, o presente artigo também discute o conceito de “deficiência” enquanto um constructo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloiza Barbosa, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Professora da área de Educação Especial da Faculdade de Educação, Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

30.04.2000

Como Citar

Barbosa, H. (2000). Prevenir diagnósticos equivocados: uma proposta de avaliação compreensiva e contextual. Linhas Crí­ticas, 6(10), 121–138. https://doi.org/10.26512/lc6200045340

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.