Juventude, educação e trabalho decente: a construção de uma agenda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4789

Palavras-chave:

Juventude, Educação, Trabalho, Trabalho decente, Políticas públicas

Resumo

Nas duas últimas décadas ampliaram-se as ações públicas destinadas aos jovens no Brasil. Considerando a recente elaboração da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude (ANTDJ), este artigo discute algumas tendências na tematização da relação entre juventude e trabalho, dadas a presença e a centralidade desse tema para parcela significativa da juventude brasileira. A partir da análise de documentos e da participação das autoras durante o processo de elaboração da referida Agenda, busca-se refletir sobre os avanços e os limites das políticas públicas para a juventude no país, especialmente considerando o lugar da escola e do trabalho nas múltiplas trajetórias juvenis em direção ao mundo adulto.

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Biografia do Autor

Maria Carla Corrochano, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Socióloga, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação. Atua nas seguintes áreas: sociologia da educação, sociologia da juventude e sociologia do trabalho e da vida econômica. Seus temas de pesquisa mais recentes são: juventude, educação e mundo do trabalho.

Laís Wendel Abramo, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, Chile

Doutora em Ciências Sociais, Diretora de Desenvolvimento Social. Temas de pesquisa: trabalho, gênero, políticas públicas.

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Publicado

25.10.2016

Como Citar

Corrochano, M. C., & Abramo, L. W. (2016). Juventude, educação e trabalho decente: a construção de uma agenda. Linhas Crí­ticas, 22(47), 110–129. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4789

Edição

Seção

Dossiê 2016 - Juventude, Educação e Trabalho

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