Narrativas de profissionais que lidam com crianças surdas na inclusão escolar

Autores

  • Celeste Azulay Kelman Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4302

Palavras-chave:

Inclusão, Educação de surdos, Narrativas, Pedagogia Visual

Resumo

A Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) propõe a inclusão escolar para alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No entanto, a inclusão escolar de surdos com bons resultados na aprendizagem tem sido um grande desafio. Este artigo é um recorte de uma pesquisa em que se utilizou a estratégia da pedagogia visual no ensino para alunos surdos. Foram entrevistados as professoras, uma intérprete e um profissional da limpeza urbana que atuava na escola e se comunicava em língua de sinais com os alunos. As narrativas aqui analisadas revelaram ambiguidades e tensões vividas pelos profissionais que lidam com a inclusão em seu cotidiano.

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Publicado

02.09.2014

Como Citar

Kelman, C. A. (2014). Narrativas de profissionais que lidam com crianças surdas na inclusão escolar. Linhas Crí­ticas, 20(42), 307–324. https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4302

Edição

Seção

Dossiê 2014 - Narrativas de Formação

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