Narrativas de profissionais que lidam com crianças surdas na inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4302Palavras-chave:
Inclusão, Educação de surdos, Narrativas, Pedagogia VisualResumo
A Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) propõe a inclusão escolar para alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No entanto, a inclusão escolar de surdos com bons resultados na aprendizagem tem sido um grande desafio. Este artigo é um recorte de uma pesquisa em que se utilizou a estratégia da pedagogia visual no ensino para alunos surdos. Foram entrevistados as professoras, uma intérprete e um profissional da limpeza urbana que atuava na escola e se comunicava em língua de sinais com os alunos. As narrativas aqui analisadas revelaram ambiguidades e tensões vividas pelos profissionais que lidam com a inclusão em seu cotidiano.
Downloads
Referências
BRUNER, Jerome. Atos de significação. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRUNER, Jerome. A Cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: Bauer, Martin W. & Gaskell, George (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual. Petrópolis: Vozes, 2002, 90-111.
BROCKMEIER, Jens; HARRÉ, Rom. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16 (3), 1-17, 2003.
DUBAR, Claude. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. Educação & Sociedade, n°. 62, 13-31, 1998.
FRAGO, Antonio V.; ESCOLANO, Augustín. Currículo, espaço e subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
GEERTZ, Clifford. Imbalancing act: Jerome Bruner’s cultural psychology. In: BAKHURST, David; SHANKER, Stuart G. (Eds.) Jerome Bruner: language, culture, self. London: SAGE, 19-30, 2001.
KELMAN, Celeste Azulay. Os diferentes papéis do professor intérprete. Informativo Técnico-Científico Espaço, INES. Rio de Janeiro, julho-dezembro, n. 24, 25-30, 2005.
KELMAN, Celeste Azulay. O intérprete educacional: Quem é? O que faz? In: Mendes, Eniceia G.; Almeida, Maria Amélia & Hayashi, Maria Cristina P. I. (Orgs.). Temas em Educação Especial: deficiências sensoriais e mentais. Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores, 71-79, 2008.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Rede de significações. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SANTAELLA, Lucília; NÖTH, W. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.
SARBIN, Theodore. Narrative psychology: the storied nature of conduct. New York: Praeger, 1986.
WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. (Orgs.) Metodologia qualitativa de pesquisa em Educação: Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
