A (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia, pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202240369

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Corpo, Tecnologia Educacional

Resumo

O estudo propõe-se pesquisar a percepção do corpo em guias educacionais que norteiam o ensino remoto em razão da pandemia do coronavírus. É um estudo qualitativo, de cunho documental, que versa pela análise de dois referenciais, A framework to guide an education response to the covid-19 Pandemic of 2020 (Reimers & Schleicher, 2020), e a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Conselho Pleno (CP) n.º 2 de 10 de dezembro de 2020 (Brasil, 2020a). Identificamos que os guias selecionados não mencionam corpo, nem tão pouco a corporeidade, que tanto movimenta, expressa e se reinventa. Uma lacuna diante a uma situação que acomete a todos e deve ser compreendida em sua totalidade.

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Biografia do Autor

Natália Papacídero Magrin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) (2016). Doutoranda em Educação pela UFTM. Docente na Universidade de Uberaba e Chefe do Departamento de Esportes da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba/MG. Membro do grupo de estudos e pesquisas em corporeidade e pedagogia do movimento (NUCORPO). E-mail: natimagrin@hotmail.com

Laudeth Alves dos Reis, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) (2016). Doutoranda em Educação pela UFTM. Pedagoga no Centro Socioeducativo de Uberaba (CSEUR). Membro do grupo de estudos e pesquisas em corporeidade e pedagogia do movimento (NUCORPO). E-mail: laudeth.alves@outlook.com

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (1990). Docente do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Bolsista de produtividade em Educação (CNPq). Líder do grupo de estudos e pesquisas em corporeidade e pedagogia do movimento (NUCORPO). E-mail: weymoreira@uol.com.br

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Publicado

27.01.2022

Como Citar

Magrin, N. P., Reis, L. A. dos, & Moreira, W. W. (2022). A (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia, pandemia. Linhas Crí­ticas, 28, e40369. https://doi.org/10.26512/lc28202240369

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