A (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia, pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202240369

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Corpo, Tecnologia Educacional

Resumo

O estudo propõe-se pesquisar a percepção do corpo em guias educacionais que norteiam o ensino remoto em razão da pandemia do coronavírus. É um estudo qualitativo, de cunho documental, que versa pela análise de dois referenciais, A framework to guide an education response to the covid-19 Pandemic of 2020 (Reimers & Schleicher, 2020), e a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Conselho Pleno (CP) n.º 2 de 10 de dezembro de 2020 (Brasil, 2020a). Identificamos que os guias selecionados não mencionam corpo, nem tão pouco a corporeidade, que tanto movimenta, expressa e se reinventa. Uma lacuna diante a uma situação que acomete a todos e deve ser compreendida em sua totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Papacídero Magrin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) (2016). Doutoranda em Educação pela UFTM. Docente na Universidade de Uberaba e Chefe do Departamento de Esportes da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba/MG. Membro do grupo de estudos e pesquisas em corporeidade e pedagogia do movimento (NUCORPO). E-mail: natimagrin@hotmail.com

Laudeth Alves dos Reis, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) (2016). Doutoranda em Educação pela UFTM. Pedagoga no Centro Socioeducativo de Uberaba (CSEUR). Membro do grupo de estudos e pesquisas em corporeidade e pedagogia do movimento (NUCORPO). E-mail: laudeth.alves@outlook.com

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (1990). Docente do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Bolsista de produtividade em Educação (CNPq). Líder do grupo de estudos e pesquisas em corporeidade e pedagogia do movimento (NUCORPO). E-mail: weymoreira@uol.com.br

Referências

Brasil. (1996). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2017). Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017 (Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Atos do Poder Executivo. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brasil. (2020a). Resolução CNE/CP nº 2 (Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-10-de-dezembro-de-2020-293526006

Brasil. (2020b). Relatório Brasil no Pisa 2018. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf

Castells, M. (2020, maio 07). Digital. Blog do Fusco. https://elvisfusco.com.br/2020/05/07/digital-por-manuel-castells

Feenberg, A. (2017). Technosystem: The Social Life of Reason. Harvard University Press.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Revista Educause, 27(1), 1. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning

Merleau-Ponty, M. (2011). Fenomenologia da Percepção (4ª ed.). Editora WMF Martins Fontes.

Moreira, W. W. (2019). Merleau-Ponty na sala de aula e na beira do campo: contribuições para a área da educação física/esportes. Em T. P. Nóbrega, & I. O. Caminha (Orgs.). Merleau-Ponty e a Educação Física (pp. 21-37). Liber Ars.

Moreira, W. W., & Botelho, R. G. (2021). Corpo/corporeidade e ciência/tecnologia: encontros e/ou desencontros? Argumentos Revista de Filosofia/UFC, 13 (25), 332-343. https://doi.org/10.36517/Argumentos.25.22

Morin, E. (2013). A via para o futuro da humanidade. Bertrand Brasil.

Nóbrega, T. P. (2005). Corporeidade e Educação Física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. Editora da UFRN.

Nóbrega, T. P. (2019). A atitude fenomenológica: o corpo-sujeito. Em T. P. Nóbrega, & I. O. Caminha (Orgs.). Merleau-Ponty e a Educação Física (pp. 69-91). Liber Ars.

Organização Mundial da Saúde (OMS). (2020). Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). https://www.paho.org/pt/topicos/coronavirus/doenca-causada-pelo-novo-coronavirus-covid-19

Paiva, V. L. M. O. (2020). Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: Revista de Cultura, 37(1-2), 58-70. https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/download/249044/37316

Pross, H. (1971). Medienforschung. Carl Habel.

Reimers, F., & Schleicher, A. (2020). A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. Organisation for Economic Co-operation and Development. https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2020/04/framework.pdf

Romano, V. (2001). Ecología de la comunicación. Laberinto, 1(5). http://laberinto.uma.es/index.php?option=com_content&view=article&id=97:ecologia-de-la-comunicacion

Santaella, L., & Nöth, W. (2001). Imagem: cognição, semiótica, mídia. Iluminuras.

Santaella, L., & Nöth, W. (2003). Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista Famecos, 1(22), 23-32. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3229

Silva, K. F., & Prata-Linhares, M. M. (2020). Tecnologias digitais de informação e comunicação e educação a distância na formação docente: qual inovação? Revista Educação e Políticas em Debate, 9(1), 137-150. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54808

Downloads

Publicado

27.01.2022

Como Citar

Magrin, N. P., Reis, L. A. dos, & Moreira, W. W. (2022). A (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia, pandemia. Linhas Crí­ticas, 28, e40369. https://doi.org/10.26512/lc28202240369

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.