Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência

Authors

  • Maria Izete de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3550

Keywords:

Indisciplina;, Fatores psico-sociais;, Fatores pedagógicos

Abstract

O presente texto traz à tona a discussão de um tema que, há algumas décadas, vem interferindo de forma negativa na prática pedagógica dos profissionais da educação, causando conflitos não só na relação professor-aluno, mas nas relações dentro das instituições. Discutimos, primeiramente, de forma breve, o conceito de disciplina e indisciplina, defendendo uma postura democrática por parte do professor e participativa por parte do aluno. Em um segundo momento, abordamos alguns fatores psico-sociais e pedagógicos que interferem no comportamento da criança e que acabam culminando em indisciplina na sala de aula e na escola; ao mesmo tempo, apresentamos algumas propostas de prevenção e controle da indisciplina.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Izete de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Líder do grupo de pesquisa Estudo em Educação Infantil da Unemat ”“ MT.

References

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998.

CARRAHER, Terezinha Nunes. Sociedade e inteligência. São Paulo: Cortez, 1989.

______; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1993.

DAVIS Claudia; LUNA, Sergio A. A questão da autoridade na educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 76, p. 65-70, fev. 1991.

D’ANTOLA, Arlette (Org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU (Temas básicos de educação e ensino), 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

JESUS, Saul Neves de. Como prevenir e resolver o stress dos professores e a indisciplina dos alunos? Cadernos do CRIAP, Portugal: Edições Asa, p. 44-62, 1999.

JOSÉ, Elizabette da Assunção; COELHO, Maria T. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Ática, 2006.

KHOURI, Yvonne. Disciplina versus antidisciplina. In: D’ANTOLA, Arlette (Org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989. p. 41-48.

OLIVEIRA, Maria Izete de. Indisciplina escolar: representação social de professores que atuam no ensino fundamental da Cidade de Cáceres/MT. 2002. 170f. Tese (Doutorado) ”“ Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

”“”“”“”“”“”“. Indisciplina escolar: determinações, consequências e ações. Brasilia: Liber Livro, 2005.

STRECHT, Pedro. Crianças e adolescentes violentos: o que devemos saber para prevenir e atuar. In: SAMPAIO, Daniel (Org.). Indisciplina e violência na escola. Lisboa: PAEDC, Cadernos de Criatividade, n. 3, 2001. p. 17-30.

WOODS, Peter. Ser criativo em relação ao comportamento desviante na escola. In: SAMPAIO, Daniel (Org.). Indisciplina e violência na escola. Lisboa: PAEDC, Cadernos de Criatividade, n. 3, 2001, p. 55-78.

Published

2009-12-31

How to Cite

Oliveira, M. I. de. (2009). Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência. Linhas Críticas, 15(29), 289–305. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3550

Issue

Section

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.