Do presencial ao remoto emergencial

trânsitos da educação infantil na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36262

Palavras-chave:

Educação infantil, Pandemia, Tecnologias, Cultura digital, Ensino remoto

Resumo

Este artigo tem como objetivo lançar um olhar para o trânsito da escola de educação infantil para o modo remoto emergencial em função da pandemia de Covid-19. Partindo da compreensão de que esta condição não pode ser considerada educação infantil em sua integralidade, analisaram-se os usos de recursos tecnológicos e as estratégias adotadas por escolas a partir de discussão teórica e entrevistas com gestoras. A solução circunstancial remota buscou garantir a manutenção de vínculos afetivos e da escola como projeto, além de conexões com a cultura e o conhecimento. A análise revelou possibilidades e limites da relação com as tecnologias e iluminou aspectos das relações entre escola e famílias.

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Biografia do Autor

Michelle Prazeres, Faculdade Cásper Líbero, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) (2013). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (SP). Líder do Grupo de Pesquisa ComHum: Comunicação, tecnologias e aceleração social do tempo. E-mail: michelleprazeres@gmail.com

Carolina Gil, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2020). Especialista de educação digital no Colégio Santa Cruz-SP (2016). E-mail: carolinagswolff@gmail.com

Tatiana Luz-Carvalho, Universidade de São Paulo, Brasil

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Instrutora de educação digital no Colégio Santa Cruz-SP. Integrante dos grupos de pesquisa MECOM: Mediações Educomunicativas e ComHum: Comunicação, tecnologias e aceleração social do tempo. E-mail: luzcarvalho.tatiana@usp.br

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Publicado

19.05.2021

Como Citar

Prazeres, M., Gil, C., & Luz-Carvalho, T. (2021). Do presencial ao remoto emergencial: trânsitos da educação infantil na pandemia. Linhas Crí­ticas, 26, e36262. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36262

Edição

Seção

Dossiê: Tempo de pausa ou de crise?

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