Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3550Palavras-chave:
Indisciplina;, Fatores psico-sociais;, Fatores pedagógicosResumo
O presente texto traz à tona a discussão de um tema que, há algumas décadas, vem interferindo de forma negativa na prática pedagógica dos profissionais da educação, causando conflitos não só na relação professor-aluno, mas nas relações dentro das instituições. Discutimos, primeiramente, de forma breve, o conceito de disciplina e indisciplina, defendendo uma postura democrática por parte do professor e participativa por parte do aluno. Em um segundo momento, abordamos alguns fatores psico-sociais e pedagógicos que interferem no comportamento da criança e que acabam culminando em indisciplina na sala de aula e na escola; ao mesmo tempo, apresentamos algumas propostas de prevenção e controle da indisciplina.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998.
CARRAHER, Terezinha Nunes. Sociedade e inteligência. São Paulo: Cortez, 1989.
______; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1993.
DAVIS Claudia; LUNA, Sergio A. A questão da autoridade na educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 76, p. 65-70, fev. 1991.
D’ANTOLA, Arlette (Org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU (Temas básicos de educação e ensino), 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
JESUS, Saul Neves de. Como prevenir e resolver o stress dos professores e a indisciplina dos alunos? Cadernos do CRIAP, Portugal: Edições Asa, p. 44-62, 1999.
JOSÉ, Elizabette da Assunção; COELHO, Maria T. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Ática, 2006.
KHOURI, Yvonne. Disciplina versus antidisciplina. In: D’ANTOLA, Arlette (Org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989. p. 41-48.
OLIVEIRA, Maria Izete de. Indisciplina escolar: representação social de professores que atuam no ensino fundamental da Cidade de Cáceres/MT. 2002. 170f. Tese (Doutorado) ”“ Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.
”“”“”“”“”“”“. Indisciplina escolar: determinações, consequências e ações. Brasilia: Liber Livro, 2005.
STRECHT, Pedro. Crianças e adolescentes violentos: o que devemos saber para prevenir e atuar. In: SAMPAIO, Daniel (Org.). Indisciplina e violência na escola. Lisboa: PAEDC, Cadernos de Criatividade, n. 3, 2001. p. 17-30.
WOODS, Peter. Ser criativo em relação ao comportamento desviante na escola. In: SAMPAIO, Daniel (Org.). Indisciplina e violência na escola. Lisboa: PAEDC, Cadernos de Criatividade, n. 3, 2001, p. 55-78.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.