O Consenso de Washington e a privatização na educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3251Keywords:
Políticas educacionais;, Banco Mundial;, Educação pública;, LegislaçãoAbstract
A presente reflexão busca contribuir para a compreensão dos processos que caracterizam a intervenção das instituições financeiras nas políticas nacionais, implementados após o Consenso de Washington e feitos com o consentimento do governo federal. Revela, ainda, as forças econômicas e políticas interessadas na privatização da educação brasileira e os mecanismos introduzidos no âmbito da organização institucional, tornando-a atividade empresarial.
Downloads
References
AVANCINI, Marta; SILVEIRA, Wilson. Particulares dominam ensino superior. Folha de São Paulo,26/06/1999.
BALASSA, Bela. Toward renewed economic growth in Latin America. Washington: Institute forInternational Economics, 1986.
BRASIL. Congresso. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/1996. Brasília:Congresso Nacional, 1996.
______. MEC. Planejamento político-estratégico: 1995-1998. Brasília: Ministério da Educação e doDesporto, maio 1995.
CHAUÃ, Marilena. Ideologia neoliberal e universidade. In: OLIVEIRA, Francisco de; PAOLI,Maria Célia (Orgs.). Os sentidos da democracia. Rio de Janeiro: Fapesp/Vozes, 1999. p. 27-51.
CORREIO DA UNESCO. O ensino será uma mercadoria? Correio da Unesco, abr. 2000.
FOLHA DE SÃO PAULO. FMI sugere fim da universidade gratuita. Folha de São Paulo,02/02/2001.______.
OMC discute novas regras para a educação. Folha de São Paulo, 30/03/ 2003. p. C1.Folha Cotidiano.
______. Universidade privada ganha mais verba. Folha de São Paulo, 23/02/2000.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1999.
GENTILI, Pablo. Privatização da política educacional. Boletim Políticas Públicas. LPP ”“ UERJ, n.1, dez. 2000.
MONLEVADE, João Antonio; SILVA, Maria Abadia. Quem manda na educação no Brasil?Brasília: Idea. 2001.
RAMOS, Joseph. Un balance de las reformas estructurales neoliberales en América Latina. Revistade la Cepal, n. 62, p., ago. 1997.
ROSENBURG Cynthia. O meganegócio da educação. Revista Exame, n. 7, p. 35-45, abr. 2002.
SILVA, Maria Abadia da. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial.São Paulo: Fapesp e Autores Associados, 2002.
SOUZA, Hebert. Quem governa o Brasil? Folha de São Paulo, 11/08/1999.
STIGLITZ, Joseph. Mas instrumentos y metas ma amplias para el desarrollo. Hacia el consensopost-Washington. Desarrollo Econômico, v. 38, n. 151, p., 1998.
VEIGA, Ilma Passos; AMARAL, Ana Lúcia (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates.Campinas: Papirus, 2002.
WILLIAMSON, John. Reformas políticas na América Latina na década de 80. Revista deEconomia Política, São Paulo, v. 12, n. 45, p., jan.-mar. 1992.
WILLIAMSON, John; KUCZYNSKI, Pedro-Pablo. Depois do Consenso de Washington. São Paulo:Saraiva, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).