O Consenso de Washington e a privatização na educação brasileira

Autores

  • Maria Abádia da Silva Faculdade de Educação - UNB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3251

Palavras-chave:

Políticas educacionais;, Banco Mundial;, Educação pública;, Legislação

Resumo

A presente reflexão busca contribuir para a compreensão dos processos que caracterizam a intervenção das instituições financeiras nas políticas nacionais, implementados após o Consenso de Washington e feitos com o consentimento do governo federal. Revela, ainda, as forças econômicas e políticas interessadas na privatização da educação brasileira e os mecanismos introduzidos no âmbito da organização institucional, tornando-a atividade empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Abádia da Silva, Faculdade de Educação - UNB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1999). Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Referências

AVANCINI, Marta; SILVEIRA, Wilson. Particulares dominam ensino superior. Folha de São Paulo,26/06/1999.

BALASSA, Bela. Toward renewed economic growth in Latin America. Washington: Institute forInternational Economics, 1986.

BRASIL. Congresso. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/1996. Brasília:Congresso Nacional, 1996.

______. MEC. Planejamento político-estratégico: 1995-1998. Brasília: Ministério da Educação e doDesporto, maio 1995.

CHAUÃ, Marilena. Ideologia neoliberal e universidade. In: OLIVEIRA, Francisco de; PAOLI,Maria Célia (Orgs.). Os sentidos da democracia. Rio de Janeiro: Fapesp/Vozes, 1999. p. 27-51.

CORREIO DA UNESCO. O ensino será uma mercadoria? Correio da Unesco, abr. 2000.

FOLHA DE SÃO PAULO. FMI sugere fim da universidade gratuita. Folha de São Paulo,02/02/2001.______.

OMC discute novas regras para a educação. Folha de São Paulo, 30/03/ 2003. p. C1.Folha Cotidiano.

______. Universidade privada ganha mais verba. Folha de São Paulo, 23/02/2000.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1999.

GENTILI, Pablo. Privatização da política educacional. Boletim Políticas Públicas. LPP ”“ UERJ, n.1, dez. 2000.

MONLEVADE, João Antonio; SILVA, Maria Abadia. Quem manda na educação no Brasil?Brasília: Idea. 2001.

RAMOS, Joseph. Un balance de las reformas estructurales neoliberales en América Latina. Revistade la Cepal, n. 62, p., ago. 1997.

ROSENBURG Cynthia. O meganegócio da educação. Revista Exame, n. 7, p. 35-45, abr. 2002.

SILVA, Maria Abadia da. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial.São Paulo: Fapesp e Autores Associados, 2002.

SOUZA, Hebert. Quem governa o Brasil? Folha de São Paulo, 11/08/1999.

STIGLITZ, Joseph. Mas instrumentos y metas ma amplias para el desarrollo. Hacia el consensopost-Washington. Desarrollo Econômico, v. 38, n. 151, p., 1998.

VEIGA, Ilma Passos; AMARAL, Ana Lúcia (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates.Campinas: Papirus, 2002.

WILLIAMSON, John. Reformas políticas na América Latina na década de 80. Revista deEconomia Política, São Paulo, v. 12, n. 45, p., jan.-mar. 1992.

WILLIAMSON, John; KUCZYNSKI, Pedro-Pablo. Depois do Consenso de Washington. São Paulo:Saraiva, 2004.

Downloads

Publicado

31.03.2006

Como Citar

Silva, M. A. da. (2006). O Consenso de Washington e a privatização na educação brasileira. Linhas Crí­ticas, 11(21), 255–264. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3251

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.