Dívida externa e gestão educacional: as formas de intervenção do Banco Mundial

Autores

  • Maria Abádia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3192

Palavras-chave:

Gestão democrática;, Banco Mundial;, Políticas educacionais;, Educação básica pública;, Financiamento;, Estado

Resumo

Analisa-se como o Banco Mundial transformou a dívida externa dos países num instrumento de dominação e intervenção econômica, que se estende, inclusive, para as políticas sociais. No caso da educação básica, o financiamento de parte dos projetos condiciona alterações institucionais, legislativas e organizativas que imprimem o modelo gerencial racional na escola pública. Aponta-se ainda que a economia de livre mercado tornou-se, em diferentes graus, obstáculo ao desenvolvimento social e à democracia.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.07.2004

Como Citar

Silva, M. A. da. (2004). Dívida externa e gestão educacional: as formas de intervenção do Banco Mundial. Linhas Crí­ticas, 10(18), 85–100. https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3192

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.