O Consenso de Washington e a privatização na educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3251Palavras-chave:
Políticas educacionais;, Banco Mundial;, Educação pública;, LegislaçãoResumo
A presente reflexão busca contribuir para a compreensão dos processos que caracterizam a intervenção das instituições financeiras nas políticas nacionais, implementados após o Consenso de Washington e feitos com o consentimento do governo federal. Revela, ainda, as forças econômicas e políticas interessadas na privatização da educação brasileira e os mecanismos introduzidos no âmbito da organização institucional, tornando-a atividade empresarial.
Downloads
Referências
AVANCINI, Marta; SILVEIRA, Wilson. Particulares dominam ensino superior. Folha de São Paulo,26/06/1999.
BALASSA, Bela. Toward renewed economic growth in Latin America. Washington: Institute forInternational Economics, 1986.
BRASIL. Congresso. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/1996. Brasília:Congresso Nacional, 1996.
______. MEC. Planejamento político-estratégico: 1995-1998. Brasília: Ministério da Educação e doDesporto, maio 1995.
CHAUÃ, Marilena. Ideologia neoliberal e universidade. In: OLIVEIRA, Francisco de; PAOLI,Maria Célia (Orgs.). Os sentidos da democracia. Rio de Janeiro: Fapesp/Vozes, 1999. p. 27-51.
CORREIO DA UNESCO. O ensino será uma mercadoria? Correio da Unesco, abr. 2000.
FOLHA DE SÃO PAULO. FMI sugere fim da universidade gratuita. Folha de São Paulo,02/02/2001.______.
OMC discute novas regras para a educação. Folha de São Paulo, 30/03/ 2003. p. C1.Folha Cotidiano.
______. Universidade privada ganha mais verba. Folha de São Paulo, 23/02/2000.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1999.
GENTILI, Pablo. Privatização da política educacional. Boletim Políticas Públicas. LPP ”“ UERJ, n.1, dez. 2000.
MONLEVADE, João Antonio; SILVA, Maria Abadia. Quem manda na educação no Brasil?Brasília: Idea. 2001.
RAMOS, Joseph. Un balance de las reformas estructurales neoliberales en América Latina. Revistade la Cepal, n. 62, p., ago. 1997.
ROSENBURG Cynthia. O meganegócio da educação. Revista Exame, n. 7, p. 35-45, abr. 2002.
SILVA, Maria Abadia da. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial.São Paulo: Fapesp e Autores Associados, 2002.
SOUZA, Hebert. Quem governa o Brasil? Folha de São Paulo, 11/08/1999.
STIGLITZ, Joseph. Mas instrumentos y metas ma amplias para el desarrollo. Hacia el consensopost-Washington. Desarrollo Econômico, v. 38, n. 151, p., 1998.
VEIGA, Ilma Passos; AMARAL, Ana Lúcia (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates.Campinas: Papirus, 2002.
WILLIAMSON, John. Reformas políticas na América Latina na década de 80. Revista deEconomia Política, São Paulo, v. 12, n. 45, p., jan.-mar. 1992.
WILLIAMSON, John; KUCZYNSKI, Pedro-Pablo. Depois do Consenso de Washington. São Paulo:Saraiva, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.