Representações sociais de leitura

práticas docentes e formação de crianças leitoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31903

Palavras-chave:

Representações de leitura, Práticas Docentes, Literatura Infantil

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar representações sociais e práticas docentes produzidas no processo de escolarização da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com participação de 94 professoras que, no processo de coleta de dados, se posicionaram por respostas a questões abertas de um questionário aplicado no formato impresso. A análise dos discursos docentes permitiu constatar que as três dimensões das representações sociais - as atitudes, a informação e a imagem - ancoram-se no prazer de ler e na funcionalidade das práticas de leitura desenvolvidas.

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Biografia do Autor

Geisa Magela Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil

Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem -GEPEL/Unimontes. E-mail: velosogeisa@gmail.com

Aparecida Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Docente da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE/UFMG. E-mail: paiva.aparecida@gmail.com

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Publicado

13.10.2020

Como Citar

Magela Veloso, G., & Paiva Soares dos Santos, M. A. (2020). Representações sociais de leitura: práticas docentes e formação de crianças leitoras. Linhas Crí­ticas, 26, e31903. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31903

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