Representações sociais de leitura

práticas docentes e formação de crianças leitoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31903

Palavras-chave:

Representações de leitura, Práticas Docentes, Literatura Infantil

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar representações sociais e práticas docentes produzidas no processo de escolarização da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com participação de 94 professoras que, no processo de coleta de dados, se posicionaram por respostas a questões abertas de um questionário aplicado no formato impresso. A análise dos discursos docentes permitiu constatar que as três dimensões das representações sociais - as atitudes, a informação e a imagem - ancoram-se no prazer de ler e na funcionalidade das práticas de leitura desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Magela Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil

Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem -GEPEL/Unimontes. E-mail: velosogeisa@gmail.com

Aparecida Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Docente da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE/UFMG. E-mail: paiva.aparecida@gmail.com

Referências

Alves-Mazzotti, A. J. (2000). Representações Sociais: desenvolvimentos atuais e aplicações à educação. Em V. M. Candau (Ed.). Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. DP&A.

Barthes, R. (1989). Aula: Aula inaugural da cadeira de Semiologia Literária do Colégio de França (tradução de L. Perrone-Moisés). Editora Cultrix.

Batista, A. A. G. (1998). Os(as) professores(as) são “não-leitores”?. Em M. Marinho, & C. S. R. Silva (Eds.), Leituras do professor (pp. 23-60). Mercado das Letras.

Bauer, M. (1995). A popularização da ciência como imunização cultural: a função da resistência das Representações Sociais. Em P. Guareschi, & S. Jovchelovitch (Eds.).Textos em Representações Sociais (5ª ed., pp. 191-225). Vozes.

Cosson, R. (2019). Circulos de leitura e letramento literário. Contexto.

Guareschi, P. (1995). “Sem dinheiro não há salvação”: ancorando e o bem e o mal entre os neopentecostais. Em P. Guareschi, & S. Jovchelovitch (Eds.). Textos em Representações Sociais (5ª ed., pp. 191-225). Vozes.

Jovchelovitch, S. (1995). Vivendo a vida como os outros: intersubjetividade, espaço público e Representações Sociais. Em P. Guareschi, & S. Jovchelovitch (Eds.). Textos em Representações Sociais (5ª ed., pp. 63-85). Vozes.

Lajolo, M., & Zilberman, R. (1984). Literatura infantil brasileira: história & histórias. Ática.

Maciel, F. I. P. (2010). Introdução - Educação, leitura e literatura: diálogos possíveis, Em A. Paiva, F. Maciel, & R. Cosson. (coord.), Literatura: ensino fundamental (v. 20, pp. 9 -22). MEC/SEB. http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/bibioteca/2011_literatura_infantil_capa.pdf

Moscovici, S. (1978). A representação social da psicanálise (tradução de A. Cabral). Zahar.

Nóvoa, A. (1992). Formação de professores e profissão docente. Repositório da Universidade de Lisboa.Comunidades & Colecções.Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE). https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758

Paiva, A. (1999). Estatuto literário e escola. Em A. A. Martins, H. M. B. Brandão, & M. Z. V. Machado (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Autêntica.

Silva, M. C. da, & Martins, M. R. (2010). Experiências de leitura no contexto escolar. Em A. Paiva, F. Maciel, & R. Cosson. (coord.), Literatura: ensino fundamental (v. 20, pp. 23-40). MEC/SEB. http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/bibioteca/2011_literatura_infantil_capa.pdf

Soares, M. (1999). A escolarização da literatura infantil e juvenil. Em A. A. Martins, H. M. B. Brandão, & M. Z. V. Machado (Orgs.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil (pp. 17-48). Autêntica.

Spink, M. J. (1995). Desvendando as teorias implícitas: uma metodologia de análise das Representações Sociais. Em P. Guareschi, & S. Jovchelovich (Eds.). Textos em Representações Sociais (5ª ed., pp. 117-145). Vozes.

Strauss, A., & Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada (2ª ed.). Artmed/Bokman.

Tardif, M.(2002). Saberes docentes e formação profissional. Vozes.

Vidal, D. G. (2001). O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932 -1937). Editora da Universidade São Francisco.

Zilberman, R. (1991). A leitura e o ensino da literatura (2ª ed.). Contexto.

Downloads

Publicado

13.10.2020

Como Citar

Magela Veloso, G., & Paiva Soares dos Santos, M. A. (2020). Representações sociais de leitura: práticas docentes e formação de crianças leitoras. Linhas Crí­ticas, 26, e31903. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31903

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.