A fala egocêntrica utilizada pela criança em atividade escolar de escrita
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8242Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Fala egocêntrica, Pensamento, Leitura, EscritaResumo
Objetivamos pesquisar a fala egocêntrica utilizada por quatro crianças de seis anos ao soletrar em atividades de escrita livre. A função auto organizadora dessa fala está embasada na teoria vigotiskiana que discute a relação pensamento e fala. Numa abordagem quali-quanti de pesquisa, analisamos três sessões individuais com cada criança gravadas em vídeo, anotando a frequência de uso dessa fala e analisando cada processo de escrita. Os resultados mostraram a construção da escrita como um processo mediado pela relação escrita e fala egocêntrica. Duas crianças falaram mais e produziram mais, sendo as demais, uma já alfabetizada e outra pouco produziu. A fala egocêntrica de repetir sons de letras favorece a consciência fonêmica e a busca na memória da palavra a ser escrita. Portanto, as falas desempenham funções importantes em atividades escolares.
Downloads
Referências
ABAURRE, Maria Bernadete M. O que revelam os textos espontâneos sobre a representação que faz a criança do objeto escrito? In : KATO, Mary (Org.). a concepção da escrita pela criança. 2. ed. Campinas: Pontes Editores,1992, p. 135-142.
BARBATO, Silviane B.; MIETO, Gabriela M. O brincar, a construção de conhecimentos e a convivência. In: SILVA, Daniele N. H.; ABREU, Fabrício S. D. Vamos brincar de que? Cuidado e educação no desenvolvimento infantil. São Paulo: Summus, 2015, p. 91-110.
BERK, Laura. Why children talk to themselves. Scientific American, p. 78-83, 1994.
BERK, Laura. Child development. 7. ed. Boston: Allyn and Bacon, 2006.
CAPRISTANO, Cristiane Carneiro. Segmentação na escrita Infantil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CARPENDALE, Jeremy et al. Talking and Thinking: The role of speech in social understanding. In: WINSLER, Adam; FERNYHOUGH, Charles; MONTERO, Ignacio. Private speech, executive functioning, and the development of verbal self- regulation. New York: Cambridge University Press, 2009, p. 83-94.
ELKONIN, Daniell B. How to Teach Children to Read. Journal of Russian and East European Psychology, v. 37, n. 6, November-December, p. 93-117, 2000.
EHRI, Linnea C. How Orthography Alters Spoken Language Competencies in Children Learning to Read and Spell. In: DOWNING, John; VALTIN, Renate. Language Awareness and Learning to Read. Volume 17 of the series Springer Series in Language and Communication. New York: Springer-Verlag, 1984, p. 119-147.
EHRI, Linnea C. Aquisição da habilidade de leitura de palavras e sua influência na pronúncia e na aprendizagem do vocabulário. In: MALUF; Maria Regina; CARDOSO-MARTINS, Claudia. Alfabetização no século XXI: Como se aprende a ler. Porto Alegre: ArtMed, 2013a.
EHRI, Linnea C. Orthographic Mapping in the Acquisition of Sight Word Reading, Spelling Memory, and Vocabulary Learning. Scientific Studies of Reading, DOI: 10.1080/10888438.2013. 819356, 18:1, p. 6-21. 2013b. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/pdf/ 10.1080/10888438.2013.819356>. Acesso em: mar. 2015.
EHRI, Linnea C. O desenvolvimento da leitura imediata de palavras: fases e estudos. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles. (Orgs.). A Ciência da Leitura. Porto Alegre: Penso, 2013c.
FLAVELL, John H.; WRONG, Adrian A. Young children’s knowledge about overt and covert private speech. In: WINSLER, Adam; FERNYHOUGH, Charles; MONTERO, Ignacio. Private speech, executive functioning, and the development of verbal self- regulation. New York: Cambridge University Press, 2009, p. 143-149.
FERNYHOUGH, Charles; MEINS, Elizabeth. Private Speech and theory of mind: Evidence for developing interfunctional relations. In: WINSLER, Adam; ______; MONTERO, Ignacio. Private speech, executive functioning, and the development ofverbal self-regulation. New York: Cambridge University Press, 2009, p. 95-104.
FERREIRO, Emilia; Teberosky, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ArtMed, 1986.
HELD, Jaqueline. (1980). Imaginário no poder: As crianças e a literatura fantástica(o). São Paulo: Summus.
JONES, Simon R. The neuropsychology of covert and overt speech: implications for the study of private speech in children and adults. In: WINSLER, Adam;
FERNYHOUGH, Charles; MONTERO, Ignacio. Private speech, executive functioning, and the development of verbal self-regulation. New York: Cambridge University Press, 2009, p. 69-80.
LACASA, Pilar. Aprender en la escuela, aprender en la calle. Madrid: A. Machado Libros, 2001.
LEMKE, Jay L. Talking science: language, learning and values. Londres: Ablex Publishing 1990.
LINELL, Per. Approaching Dialogue: talk, interaction and contexts in dialogical perspectives. Philadelphia: John Benjamins B. V, 1998.
LURIA, Alexander R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, Lev S., LURIA, Alexander R.. LEONTIEV Alexei. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ãcone Editora da USP, 1988.
MALUF, Maria Regina. Aprendendo a ler e a escrever em português do Brasil: Contribuições de pesquisas de avaliação e de intervenção experimental. In: PINHEIRO, Jaima. (Org.). Alfabetização em países de língua portuguesa: pesquisa e intervenção. Curitiba: CRV, 2014, p. 22-50.
MANFRA, Louis. Preschool children’s speech Awareness and theory of speech. In: WINSLER, Adam; FERNYHOUGH, Charles; MONTERO, Ignacio. Private speech, executive functioning, and the development of verbal self-regulation. New York: Cambridge University Press, 2009, p. 134-142.
MEY, Günter. Qualitative research and the analysis of processes. Considerations towards a “qualitative developmental psychology”. Forum: qualitative social research v. 1, n. 1, p. 1-18, 2000. Disponível em: http://wwwqualitative-research.net. Acesso em: dez. 2008.
MENDONÇA, Júlia Escalda. A musicalidade comunicativa em processos de construção de conhecimento de crianças de seis anos. 2015. Tese (Doutorado) ”“ Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
MONTERO, Ignacio; DIOS, M. J.; HUERTAS, J. A. El desarrollo de la motivación en el contexto escolar: un estudio a través del habla privada. Estudios de Psicología, v. 22, n. 3, p. 305-318, 2001.
MÜLLER, Ulrich et al. The executive functions of language in preschool children. In: WINSLER, Adam; FERNYHOUGH, Charles; MONTERO, Ignacio. Private speech, executive functioning, and the development of verbal self-regulation. New York: Cambridge University Press, 2009, p. 53-68.
VIGOTSKI, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1987.
VIGOTSKI, Lev S.. A formação social da mente: 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WELLS, Gordon. Dialogic Inquiry: Toward a Sociocultural Pratice and Theory of Education. New York: Cambridge University Press, 2003.
WINSLER, Adam. Still to ourselves after all these years: A review of current research on private speech. In: WINSLER, Adam; FERNYHOUGH, Charles; MONTERO, Ignacio. Private speech, executive functioning, and the development of verbal self-regulation. New York: Cambridge University Press, 2009, p. 3-41.
WINSLER, Adam; DIAZ, R. M.; MONTERO, Ignacio. The role of private speech in transition from collaborative to independent task performance in young children. Early Childhood Research Quarterly, v. 12, p. 59-79, 1997.
WINSLER, Adam; NAGLIERI, J. Overt and Covert Verbal Problem-Solving Strategies: Developmental Trends in Use, Awareness, and Relations With Task Performance in Children Aged 5 to 17. Child Development, v. 74, n. 3, p. 659”“678, 2003.
WINSLER, Adam; FERNYHOUGH, Charles; MONTERO, Ignacio. Private speech, executive functioning, and the development of verbal self-regulation. Introduction. New York: Cambridge University Press, 2009, p. xi-xvii.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 LC
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.