A formação e o trabalho do(a) orientador(a) educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.33167

Palavras-chave:

Orientação educacional, Formação, Trabalho

Resumo

Este artigo analisa a atuação do Orientador Educacional frente às funções político-sociais da escola e sua formação, e como esta se relaciona com as demandas originadas em sua carreira. Realizamos entrevistas semiestruturadas com vinte orientadores educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal; revisões bibliográficas de documentos da Secretaria de Estado de Educação e publicações nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Portal de Periódicos da Capes, utilizando como filtro as palavras-chave: “orientação educacional” e “formação”. Como embasamento teórico, ressaltam-se autoras como Bicudo (1978), Pascoal et al. (2008), Grinspun (2011) e Curado Silva (2019).

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Biografia do Autor

Bianca Resende Monteiro, Universidade de Brasília, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). Bolsista da FAP-DF. E-mail: ancamonteiro@me.com

Alicia Silva Uchôa Correia, Universidade de Brasília, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Brasília. E-mail: alicia.uchoa1@gmail.com

Lajara Janaina Lopes Corrêa, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Participa do Grupo de Pesquisa LAROYÊ Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras, da Universidade Federal de São Paulo. E-mail: lajarajanaina@gmail.com

Maria da Conceição Silva Freitas, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB (2005).
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Departamento de Teoria e Fundamentos, área Educação e Trabalho. E-mail: mariadaconceicaosilvafreitas@gmail.com

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Publicado

26.02.2021

Como Citar

Resende Monteiro, B. ., Silva Uchôa Correia, A., Lopes Corrêa, L. J. ., & Silva Freitas, M. da C. . (2021). A formação e o trabalho do(a) orientador(a) educacional. Linhas Críticas, 27, 1–17. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.33167