Ampliação da obrigatoriedade escolar: problematizações em relação à educação infantil

Autores

  • Carolina Machado Castelli Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Maria de Fátima Cóssio Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Ana Cristina Coll Delgado Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4570

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Educação infantil, Direito à educação

Resumo

Com o estabelecimento da educação básica obrigatória para a faixa etária dos quatro aos dezessete anos de idade, as discussões acerca da compulsoriedade intensificam-se e complexificam-se. Este artigo resultou de uma pesquisa teórica em recentes ordenamentos legais sobre a educação infantil e em publicações que tratam da temática, e pretende analisar os motivos que levaram à obrigatoriedade e refletir sobre possíveis impactos na educação infantil. Foi traçado um panorama dos possíveis desdobramentos da atual legislação para a educação infantil, contribuindo para futuros debates.

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Biografia do Autor

Carolina Machado Castelli, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda em educação pela Universidade Federal de Pelotas e integrante do grupo de pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas. 

Maria de Fátima Cóssio, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e integrante do grupo de pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas. 

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense, professora do curso de pedagogia e do curso de pós-graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e líder do grupo de pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas.

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Publicado

31.10.2015

Como Citar

Castelli, C. M., Cóssio, M. de F., & Delgado, A. C. C. (2015). Ampliação da obrigatoriedade escolar: problematizações em relação à educação infantil. Linhas Crí­ticas, 21(45), 405–424. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4570

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