Experiências narrativas

um relato de formação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18978

Palavras-chave:

Narrativas, Saúde, Educação

Resumo

Apresentamos uma discussão com base no módulo “Encontros e Produção de Narrativas”, parte integrante da matriz curricular de uma formação universitária em saúde. O estudo decorre de relatos referentes à dimensão da experiência em campo vivenciada pelos estudantes, contemplando a escuta de usuários/as vinculados a Unidades de Saúde, com atenção às demandas de saúde. Durante um semestre, duplas de estudantes realizam visitas domiciliares quinzenais aos usuários/as, produzindo diários de campos que serão base para a construção de uma narrativa. O processo situa a narrativa como recurso pedagógico potente, para a tomada de consciência de si, do outro e das condições concretas de existência.

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Biografia do Autor

Patrícia Martins Goulart, Universidade Federal de São Paulo

Patrícia Martins Goulart é Doutora em Psicologia Social (Universidade Autônoma de Barcelona- UAB). Docente Convidada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Baixada Santista. Membro do Grupo Processo e Gestão Trabalho e(m) Saúde - CNPq. E-mail: pmg.correio@gmail.com

Luciane Maria Pezzato, Universidade Estadual de Campinas

Luciane Maria Pezzato é Doutora em Saúde Coletiva. (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP). Docente da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Baixada Santista. Departamento de Saúde, Clínica e Instituições. E-mail: lucianepezzato@gmail.com

Virgínia Junqueira, Universidade Federal de São Paulo

Virgínia Junqueira é Doutora em Ciências. (Universidade de São Paulo -USP) Docente da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Baixada Santista. Departamento Gestão e Cuidados em Saúde. E-mail: virginiaj@uol.com.br

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Publicado

15.11.2018

Como Citar

Goulart, P. M., Pezzato, L. M., & Junqueira, V. (2018). Experiências narrativas: um relato de formação em saúde. Linhas Crí­ticas, 24, e18978. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18978

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas, educação e saúde: o sujeito na cidade

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