Capacitação de Futuros Professores para a Ação Sociopolítica através de Exposições Interativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19700

Palavras-chave:

Ação sociopolítica. Exposição científica interativa. Formação inicial de professores. Cidadania. Projeto IRRESISTIBLE

Resumo

O sistema educativo confronta-se com o desafio de capacitar os cidadãos para a resolução dos problemas complexos e imprevisíveis da sociedade. Este estudo de caso procurou conhecer o impacto do desenvolvimento de uma exposição interativa na capacitação de futuras professoras para a ação sociopolítica. Os resultados obtidos apontam para a realização de aprendizagens ”“ sobre temas científicos atuais e sobre os critérios que devem orientar a investigação e a inovação responsáveis ”“ e a consciencialização das participantes para a relevância da ação sociopolítica na melhoria da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Linhares, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Elisabete Linhares é doutora em Didáctica das Ciências pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, professora adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém onde coordena o Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do IEUL.

Pedro Reis, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Pedro Reis é Biólogo e doutor em Didáctica das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É Professor Associado e Sub-Diretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde coordena o programa de Doutorado em Didática das Ciências. 

Referências

APOTHEKER, J., BLONDER, R., AKAYGUN, S., REIS, P., KAMPSCHULTE, L., & LAHERTO, A.. Responsible Research and Innovation in secondary school science classrooms: experiences from the project Irresistible. Pure and Applied Chemistry, 89(2), 211-219, 2016.
AZINHAGA, P. F., MARQUES, A. R., & & REIS, P.. Investigação e Inovação Responsáveis em contexto educativo: perceções de alunos e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades propostas no âmbito do Projeto IRRESISTIBLE. Indagatio Didactica, 8(1), 2034-2046, 2016.
BARDIN, L.. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BLATT, E. N.. Developing an ‘Activist Mentality’ in an Environmental Science Course. In L. BENCZE & S. ALSO (Eds.). Activist Science and Technology Education (pp.451-464). New York: Springer, 2014.
BOGDAN, R., & BIKLEN, S.. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto editora, 1994.
BYBEE, R. W.. Scientific Inquiry and Science Teaching. In L. B. Flick, & N. G. Lederman (Eds.), Scientific Inquiry and Nature of Science: Implications for Teaching, Learning and Teacher Education (pp. 1-14). Dordrecht: Springer, 2006.
COLUCCI-GRAY, L., & CAMINO, E.. From Knowledge to Action? Re-embedding Science Learning Within the Planet’s Web. In L. BENCZE & S. ALSO (Eds.). Activist Science and Technology Education (pp.149-164). New York: Springer, 2014.
DEWEY, J. M.. A imperiosa obrigação de ir para além de John Dewey sem o evitar. In J. M., PARASKEVA & J. A., DEWEY. A Concepção Democrática da Educação (pp.27-49.). Mangualde: Edições Pedagogo, 2005.
Direção-Geral da Investigação e da Inovação. HORIZON 2020 em breves palavras. O programa-quadro de investigação e inovação da UE. Bruxelas: Comissão Europeia. Recuperado de https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/sites/horizon2020/files/H2020_PT_KI0213413PTN.pdf, 2014.
European Union. Responsible Research and Innovation: Europe’s ability to respond to societal challenges. Bruxelas: European Comission. Recuperado de https://ec.europa.eu/research/swafs/pdf/pub_public_engagement/responsible-research-and-innovation-leaflet_en.pdf, 2012.
GRAY, D. E.. Pesquisa no mundo real (2.ª ed.). Porto Alegre: Penso, 2012.
Heck, D.. Researching Participation using Critical Discourse Analysis. In A. Reid, B. B. JENSEN & J. N. V. SIMOVSKA (Eds), Participation and Learning. Perspectives on Education and the Environment, Health and Sustainability (pp. 256-267). New York: Springer, 2008.
HODSON, D.. Time for action: science education for an alternative future. International Journal of Science Education, 25(6), 645-670, 2003.
HODSON, D.. Becoming Part of the Solution: Learning about Activism, Learning through Activism, Learning from Activism. In L. BENCZE & S. ALSOP (Eds). Activist Science and Technology Education (pp. 67-98).London: Springer, 2014.
JENKINS, E. W.. School science and citizenship: whose science and whose citizenship. The Curriculum Journal, 17 (3), 197”“211, 2006.
LATRIDIS, K., & SCHROEDER, D.. The Basics of Responsible Research and Innovation. In K. LATRIDIS & D., SCHROEDER, Responsible Research and Innovation in Industry, The Case for Corporate Responsibility Tools (pp. 5-30). United Kingdom: Springer International Publishing, 2016.
Ministério da Educação ”“ Direção Geral da Educação [ME-DGE]. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: ME-DGE, 2017.
National Research Council [NRC]. Inquiry and the national science education standards. Washington, DC: National Academy Press, 2000.
OSBORNE, J., & DILLON, J.. Science Education in Europe: Critical Reflections. A Report to the Nuffield Foundation. London: King’s College, 2008.
OWEN, R., MACNAGHTEN, P., & STILGOE, J.. Responsible research and innovation: From science in society to science for society, with society. Science and Public Policy, 39, 751”“760, 2012.
PARASKEVA, J. M.. A concepção democrática da educação. In J. M., PARASKEVA & J. A., DEWEY. A Concepção Democrática da Educação (pp.5-26.). Mangualde: Edições Pedagogo, 2005.
PONTE, J. P.. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, 25, 105-132, 2006.
QUIVY, R., & CAMPENHOUDT, L. V.. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1992.
REIS, P.. Promoting Students’ Collective Socio-scientific Activism: Teachers’ Perspectives. In L. BENCZE & S. ALSO (Eds.). Activist Science and Technology Education (pp.547-574). New York: Springer, 2014.
REIS, P., & MARQUES, A. R. (Coord.). A Investigação e Inovação Responsáveis em sala de aula. Módulos de ensino IRRESISTIBLE. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Recuperado de http://www.ie.ulisboa.pt/investigacao/publicacoes/ebooks/a-investigacao-e-inovacao-responsaveis-em-sala-de-aula-modulos-de-ensino-irresistible/, 2016a.
REIS, P., & MARQUES, A. R. (Coord.). As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Recuperado de http://www.ie.ulisboa.pt/investigacao/publicacoes/ebooks/as-exposicoes-como-estrategia-de-acao-sociopolitica-cenarios-do-projeto-irresistible/, 2016b.
ROCARD, M., CSERMELY, P., JORDE, D., LENZEN, D., WALBERG-HENRIKSSON, H., & HEMMO, V.. Educação da Ciência Agora: Uma pedagogia renovada para o futuro da Europa. Direção-Geral de Investigação: Comissão Europeia, 2007.
ROTH, W.-M.. On Activism and Teaching. Journal for Activist Science & Technology Education, 1(2), 32-47, 2009.
SCHUSLER, T. M., & KRASNY, M. E.. Science and Democracy in Youth Environmental Action ”“ Learning “Good” Thinking. In M. P. MUELLER & D. J. TIPPINS (Eds), EcoJustice, Citizen Science and Youth Activism - Situated Tensions for Science Education (pp. 363-384). London: Springer, 2015.
SCHUSLER, T. M., & KRASNY, M. E.. Youth Participation in Local Environmental Action: An Avenue for Science and Civic Learning? In A. REID, B. B.JENSEN, & J. N. V. SIMOVSKA (Eds), Participation and Learning. Perspectives on Education and the Environment, Health and Sustainability (pp. 268-284). New York: Springer, 2008.
SIMOVSKA, V.. Learning in and as Participation: A Case Study from Health-Promoting Schools. In A. REID, B. B. JENSEN, & J. NIKEL (Eds.). Participation and Learning Perspectives on Education and the Environment, Health and Sustainability (pp.61-80). London: Springer, 2008.
UKPOKODU, O. N.. Pedagogies that foster transformative learning in a multicultural education course: A Reflection. Journal of Praxis in Multicultural Education, 4(1), Artigo 4. DOI: 10.9741/2161-2978.1003 Recuperado de http://digitalscholarship.unlv.edu/jpme/vol4/iss1/4, 2009.
VON SCHOMBERG, R.. A vision of responsible innovation. In R. OWEN, M. HEINTZ AND J BESSANT (eds.). Responsible Innovation (pp. 51-74). London: John Wiley, forthcoming, 2013.

Downloads

Publicado

11.02.2019

Como Citar

Linhares, E., & Reis, P. (2019). Capacitação de Futuros Professores para a Ação Sociopolítica através de Exposições Interativas. Linhas Crí­ticas, 25, e19700. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19700

Edição

Seção

Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.