A arte na formação do indivíduo: superando preconceitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.5015

Palavras-chave:

Concepções de arte, Ensino de arte

Resumo

Parte-se da análise das concepções de alunos de diferentes licenciaturas e de profissionais da educação e da educação musical sobre a importância da arte na formação dos indivíduos e o papel da escola nesse processo. Fundamentase, então, na perspectiva histórico-cultural da psicologia, sobretudo nos estudos de Lev Semionovich Vigotski e, também, no pensamento do filósofo húngaro Georg Lukács para buscar os recursos teóricos e metodológicos necessários à superação de ideias limitadoras - como as de dom e talento inato - que, ainda nos dias de hoje, postulam a arte como privilégio de poucos.

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Biografia do Autor

Maria Flávia Silveira Barbosa, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP-EC

Doutora e mestra em Educação (USP e UNICAMP). Bacharel em piano (UFG) e licenciada em Pedagogia (UFMT). Professora do curso de Licenciatura em Música (UNASP-EC), coordena o grupo de pesquisa Estudos em Linguagem e Estruturação Musical. e-mail: mfsb65@yahoo.com.

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Publicado

14.06.2017

Como Citar

Barbosa, M. F. S. (2017). A arte na formação do indivíduo: superando preconceitos. Linhas Crí­ticas, 22(49), 727–743. https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.5015

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