Avaliação das aprendizagens: uma análise de produções acadêmicas brasileiras (2006-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202241638

Palavras-chave:

Políticas da educação, Avaliação da aprendizagem, Estado da arte

Resumo

A avaliação das aprendizagens e as suas (re)configurações conceituais têm acompanhado transformações político-educativas e sociais. Tendo esta situação por base, foi realizado um estudo que teve como objetivo mapear a produção acadêmica brasileira de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado, de 2006 a 2020, focadas nas relações entre políticas públicas de educação, concepções e práticas de avaliação. Os dados apontam para influências exercidas pelos organismos internacionais na definição das políticas da educação, traduzidas nas concepções de avaliação postuladas nos documentos oficiais e no distanciamento entre o que tem sido instituído, a concepção e as práticas efetivadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Teodoro, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil (1987). Doutoranda no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Membro da Comunidade de Prática de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe/CIIE/FPCEUP). E-mail: elis.teodoro@outlook.com

Carlinda Leite, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (1998). Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Investigadora sénior do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Coordenadora da Comunidade Prática de Investigação: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe). E-mail: carlinda@fpce.up.pt

Preciosa Fernandes, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (2007). Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Co-coordenadora da Comunidade Prática de Investigação: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe). E-mail: preciosa@fpce.up.pt

Paulo Marinho, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (2014). Professor Colaborador no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil. Investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal. Membro da Comunidade de Prática de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe/CIIE/FPCEUP). E-mail: pmtmarinho@fpce.up.pt

Referências

Abrecht, R. (1994). A avaliação formativa (Coleção práticas pedagógicas, vol. 17). Edições ASA.

Afonso, A. J. (2000). Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. Cortez.

Aguiar, E. S. (2009). Concepções e práticas de professores em avaliação da aprendizagem na rede pública municipal de ensino de Teresina. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3125

Albuquerque, L. C. (2012). Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas do professor de Matemática dos anos finais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/10889

Albuquerque, R. B. (2017). “Sei ou não sei, eis a questão”: o professor e seu saber fazer na perspectiva da avaliação da aprendizagem para alunos com deficiência intelectual. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe] Repositório Institucional da UFS. https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12510

Almeida, A. M. (2008). Avaliação da aprendizagem no contexto dos ciclos: sentidos da prática avaliativa docente. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Repositório Institucional da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14180

Alves, A. M. (2018). Avaliação da aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual: análise de teses e dissertações brasileiras. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional da UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10502

Amado, J., Costa, A. P., & Crusoé, N. (2017). A técnica de análise de conteúdo. Em J. Amado (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação (pp. 301-352). Imprensa Universidade de Coimbra.

Amaral, M. C. (2006). Avaliação da aprendizagem na escola ciclada de Mato Grosso: o caso dos relatórios descritivos de avaliação. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da UNICAMP. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252221

Araujo, A. W. (2014). Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/17299

Araujo, C. G. (2017). Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em Matemática. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39242

Araujo, L. A. (2009). A avaliação NA escola: um olhar além da sala de aula. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/4246

Azevedo, R. M. (2007). Avaliação da aprendizagem escolar: do fazer mecânico à intencionalidade teórico-metodológica emancipatória. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Maranhão]. Repositório Institucional da UFMA. https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/139

Azevedo, T. M. (2010). A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6950

Baliero, F. F. (2015). O processo de avaliação da cultura corporal realizada por Professores de educação física do Ensino fundamental – Anos iniciais – do município de Assis Chateaubriand-PR. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel]. Repositório Institucional da Unioeste. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3283

Ball, S. (1994). Educational reform: a critical and post-structural approach. Open University Press.

Ball, S. J., Maguire, M., & Braun, A. (2016). Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. UEPG.

Barbosa, E. G. (2014). Avaliação da aprendizagem em língua inglesa no primeiro ano do ensino fundamental em escolas públicas do município de Castanhal (PA). [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Pará]. Repositório Institucional da UFPA. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/5880

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70.

Barreto, E. S., Pinto, R. P., Martins, A. M., & Duran, M. C. (2001). Avaliação na educação básica nos anos 90 segundo os periódicos acadêmicos. Cadernos de Pesquisa, 114, 49-88. http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/584

Black, P., & Wiliam, D. (2006). The reliability of assessments. Em J. Gardner (Ed.). Assessment and learning (pp. 81-100). SAGE.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.

Brasil. (1996). Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2006). Lei n.º 11.274/2006. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm

Brasil. (2017a). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brasil. (2017b). Resolução CNE/CP n.º 2, de 22 de dezembro de 2017. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/53031-resolucoes-cp-2017

Broadfoot, P., & Black, P. (2004). Redefining assessment? The first ten years of assessment in education. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, 11(1), 7-26. https://doi.org/10.1080/0969594042000208976

Caixeta, O. C. (2019). Diversificação da avaliação em Matemática nos anos finais do ensino fundamental para a promoção de uma aprendizagem efetiva. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Repositório Institucional da UFG. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9797

Caramão, M. T. (2009). Saberes docentes, avaliação e inclusão: estudo de uma realidade. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM.

http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6891

Castro, A. M. (2007). A avaliação da aprendizagem no contexto da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola pública. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-111437/pt-br.php

Conceição, J. L. (2018). Instrumentos de avaliação formativa: panorama e percepção docente. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe]. Repositório Institucional da UFS. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11519

Corrêa, M. S. (2014). A prática avaliativa no ciclo da infância: um estudo em escolas multisseriadas. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Pará]. Repositório Institucional da UFPA. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9328

Corrêa, R. R. (2009). Avaliação formativa: o mapa conceitual na autorregulação da aprendizagem. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000152713

Cortesão, L., & Torres, M. A. (2018). Apesar de tudo… Que podemos nós, professores, fazer? Edições Afrontamento.

Covatti, F. A. (2013). As concepções e as práticas de avaliação da aprendizagem escolar por meio dos dizeres dos professores das séries finais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Regional de Blumenau]. Repositório Institucional da FURB. http://www.bc.furb.br/docs/DS/2013/353141_1_1.PDF

Cruz, C. M. (2017). Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB.

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11763

Cury, C. R. (2017). A globalização e os desafios para os sistemas nacionais: agenda internacional e práticas educacionais nacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 33(1), 15-34. https://doi.org/10.21573/vol33n12017.72829

Dantas, A. R. (2011). Avaliação da educação física na escola: análise de uma proposta de intervenção. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Repositório Institucional da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14455

Dantas, C. R. (2017). Avaliação no ensino de ciências no nível fundamental: investigando orientações oficiais e práticas docentes, fazendo “escuta” e intervenções em escolas. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRS. http://hdl.handle.net/10183/172904

Earl, L. M., & Katz, S. (2006). Rethinking classroom assessment with purpose in mind: assessment for learning, assessment as learning, assessment of learning. Manitoba Education, Citizenship and Youth. https://www.edu.gov.mb.ca/k12/assess/wncp/

Fantinel, C. A. (2018). Avaliação do ensino e aprendizagem escolar: relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática pedagógica. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. Repositório Institucional da Unioeste. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3761

Farias, D. C. (2008). A avaliação das aprendizagens na prática docente de professores de História de 5.ª a 8.ª séries do sistema estadual de ensino: concepções e práticas. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4303

Fartes, V. L. (2014). A cultura profissional dos grupos de pesquisa nos institutos federais: uma comunidade de práticas? Cadernos de Pesquisa, 44(154), 850-874. https://doi.org/10.1590/198053142897

Favarão, C. F. (2012). Avaliação da aprendizagem: concepções e características. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000183245

Fernandes, D. (2009). Avaliação das aprendizagens em Portugal: investigação e teoria da actividade. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 9, 87-100. http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/151

Fernandes, D. (2018). Para uma compreensão das relações entre avaliação, ética e política pública. Revista de Educação PUC-Campinas, 23(1), 19-36. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3932

Fernandes, D., & Gaspar, A. (2014). Avaliação das aprendizagens: uma síntese de teses de doutoramento realizadas em Portugal (2001-2010). Meta: Avaliação, 6(17), 199-222. http://doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.209

Fernandes, T. L. (2010). Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo documental das diretrizes oficiais. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3297

Ferreira, S. M. (2019). Delineando relações conceptuais entre formação dos professores dos anos iniciais e avaliação em Matemática. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34333

Fontenele, G. L. (2019). A avaliação no 3.º ciclo e suas implicações na organização do trabalho pedagógico de uma escola pública do Distrito Federal. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/37190

Furlanetto, C. R. (2007). A prática avaliativa da professora da 1.ª série em uma escola municipal de Fortaleza: entre o escrito e o vivido. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2970

Gonçalves, J. A. (2012). Concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRS. http://hdl.handle.net/10183/40484

Guerra, G. K. (2009). Avaliação processual: um estudo das representações sociais de professoras da rede municipal de ensino do Recife. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4265

Guerra, M. S. (2003). Uma seta no alvo: a avaliação como aprendizagem. Edições ASA.

Guimarães, A. L. (2010). A avaliação da aprendizagem em arte: desvelando realidades. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000152948

Jacomini, M. A. (2008). Reprovação escolar na opinião de pais e alunos: um estudo sobre os ciclos e a progressão continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17062008-134737/

Jacomini, M. A. (2014). Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 22(84), 807-828. https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000300010

Justino, A. I. (2013). Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem de professores de artes visuais. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Repositório Institucional da UEPG. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1357

Lara, V. A. (2014). Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções docentes no ciclo de aprendizagem. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Repositório Institucional da UEPG. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1374

Leite, C., & Fernandes, P. (2002). A avaliação da aprendizagem: Novos contextos, novas práticas. ASA.

Leite, C., & Fernandes, P. (2010). Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos. Revista Educação, 33(3), 198-204. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8076

Leite, C., & Fernandes, P. (2014). Avaliação, Qualidade e Equidade. Avaliação, 19(2), 421-438. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200009

Libâneo, J. C. (2016). Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, 46(159), 38-62. https://doi.org/10.1590/198053143572

Libâneo, J. C., Oliveira, J. F., & Toschi, M. S. (2010). Educação escolar: políticas, estrutura e organização (9.ª ed.). Cortez.

Lima, M. F. (2015). A avaliação de conhecimentos das crianças relacionados à leitura e à escrita: práticas de professores do 1.º ano do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16771

Lira, J. S., & Hermida, J. F. (2018). Gestão, financiamento e (des)valorização da educação em Alagoas (2007-2014). Revista Eletrônica de Educação, 12(1), 132-150. https://doi.org/10.14244/198271992031

Llata, D. S. (2015). Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: registros avaliativos e práticas de professores. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Paulo]. Repositório Institucional da UNIFESP. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39244

Luckesi, C. C. (2003). Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Malabares Comunicação e Eventos.

Luckesi, C. C. (2006). Avaliação da aprendizagem escolar. Cortez.

Luis, S. M. (2007). Escrevendo a avaliação: a escrita de diários como exercício avaliativo. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/FAEC-7D6P4E

Machado, S. M. (2006). Concepções e práticas o dilema da avaliação da aprendizagem: um estudo de caso da prática avaliativa de professores da rede estadual de ensino do Maranhão. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Maranhão]. Repositório Institucional da UFMA. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/109

Magalhães, P. M. (2018). As artes de fazer da avaliação fabricadas no cotidiano escolar: um olhar para as táticas avaliativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30885

Magalhães, P. M., Almeida, L. A., & Lins, C. P. (2019). Práticas curriculares-avaliativas: inventar cotidianamente considerando os movimentos de influência. Linhas Críticas, 25, e23795. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23795

Marinho, M. P. (2009). A avaliação sob a ótica do aluno. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4373

Marinho, P. (2014). A avaliação da aprendizagem no ensino básico: contributos para a compreensão da sua relação com o sucesso escolar. [Tese de doutoramento, Universidade do Porto]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/94300

Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2013). A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite. Estudos em Avaliação Educacional, 24(55), 304-334. https://doi.org/10.18222/eae245520132728

Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2017). Mathematics summative assessment practices in schools at opposite ends of performance rankings in Portugal. Research in Mathematics Education, 19(2), 184-198. https://doi.org/10.1080/14794802.2017.1318085

Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2014). A avalição da aprendizagem: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções. Acta Scientiarum Education, 36(1), 151-162. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.21018

Mello, A. S. (2014). Estudo sobre a pesquisa acadêmica brasileira acerca da avaliação no ensino de ciências. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. Repositório Institucional da Unioeste. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3273

Melo, M. N. (2006). Avaliação da aprendizagem no primeiro e segundo ciclos de formação: ruptura ou continuidade da avaliação tradicional. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6124

Mendonça, A. V. (2014). Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza/CE. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553

Moresi, E. A. D., Pinho, I., Hartmann, V. C., Filho, M. d. O. B., Pinho, C., & Costa, A. P. (2020). Avaliação das Aprendizagens: um estudo bibliométrico. Em S. O. e. Sá, F. Freitas, P. Castro, M. G. Sanmamed, & A. P. Costa (Eds.). Qualitative Research in Education: advances and challenges (pp. 42-54). Ludomedia. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.42-54

Muniz, S. M. (2018). Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual: a experiência de professores do ensino fundamental em Jijoca de Jericoacoara-CE. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30822

Nascimento, K. C. (2017). Avaliação da aprendizagem na educação física escolar na zona rural no município de Formosa: realidade e contradições. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Repositório Institucional da UFG. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7778

Oliveira, A. C. (2018). (Re)pensando a avaliação: uma etnografia sobre o uso do portfólio na aula de língua portuguesa no ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192938

Oliveira, D. A. (2020). Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile. Linhas Críticas, 15(28), 45-62. https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3520

Oliveira, K. B. (2016). Práticas avaliativas de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em Rondonópolis-MT. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso]. Repositório Institucional da UFMT. http://ri.ufmt.br/handle/1/1188

Oliveira, N. R. (2012). Avaliação em Matemática: uma discussão sobre as concepções e práticas de professores do ensino fundamental II da cidade de Campina Grande. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual da Paraíba]. Repositório Institucional da UEPB. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1712

Oliveira, R. M. (2011). Pais/responsáveis e a avaliação das aprendizagens: percepções e significados. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9287

Pedrosa, J., Leite, C., Rosa, M. J., & Pinho, I. (2021). Avaliação das Aprendizagens em Portugal: Um olhar transversal sobre os fundamentos teóricos, as políticas educativas e as práticas. Em M. Gonçalves, D. Fonseca, A. Neto-Mendes, A. Ventura, & J. A. Costa (orgs.). (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior (pp. 271-288). UA Editora. http://doi.org/10.48528/etpt-5b57

Perrenoud, P. (1999). Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Artmed.

Perrenoud, P. (2003). Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! Cadernos de Pesquisa, 119, 9-27. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200001

Poltronieri, H., & Calderón, A. I. (2012). Avaliação na educação básica: a revista Estudos em Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional, 23(53), 82-103. https://doi.org/10.18222/eae235320121916

Rabelo, K. S. (2010). Ensino de geografia e avaliação formativa da aprendizagem: experiências e princípios na rede pública de Goiânia-GO. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Repositório Institucional da UFG. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3357

Reis, J. M. (2018). (Des) caminhos para pensar avaliação e inclusão escolar no projeto de enfrentamento à distorção idade série trajetórias criativas: o espaço do et cetera. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRS. http://hdl.handle.net/10183/189593

Reis, L. A. (2009). Implicações da avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: série e ciclo. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. Repositório Institucional da UFJF. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3840

Ribeiro, D. B. (2012). Uma leitura sobre avaliação no ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. Repositório Institucional da UFJF. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1560

Santos, A. C. dos, & Leite, C. (2019). Políticas de currículo em Portugal: Concepções e práticas. Linhas Crí¬ticas, 25, e23562. https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23562

Santos, N. M. (2017). Avaliação da aprendizagem na perspectiva de um grupo de professores da disciplina de Ciências: uma análise do processo em uma escola pública de Cubati - PB. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual da Paraíba]. Repositório Institucional da UEPB. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3203

Sibila, M. C. (2012). O erro e a avaliação da aprendizagem: concepções de professores. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000180683

Silva, D. M. (2015). Avaliação do professor pelo aluno: o ensino e a prática avaliativa em geografia em escolas públicas municipais de Fortaleza/CE. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14794

Silva, D. S. (2014). A avaliação do movimento de ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7161

Silva, J. F. (2010). Métodos de avaliação em Educação Física no ensino fundamental. [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da UNICAMP. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274761

Silva, J. P. (2017). Jogos e avaliação da aprendizagem em Matemática: percepções docentes sobre o avaliar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual da Paraíba]. Repositório Institucional da UEPB. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3324

Soares, E. R. (2011). O dever de casa no contexto da avaliação de aprendizagens. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7946

Souza, M. V. (2016). A política curricular de ciclos no município de Campina Grande: análise dos sentidos e efeitos da avaliação no contexto da prática. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8784

Stobart, G. (2008). Testing times: the uses and abuses of assessment. Routledge.

Torres, D. X. (2013). Concepções de avaliação da aprendizagem de professoras que atuam em escolas situadas em áreas rurais. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12874

Uler, A. M. (2010). Avaliação da aprendizagem: um estudo sobre a produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação. [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional da PUC/SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9524

Vasconcellos, C. (2006). Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança: Por uma práxis transformadora. Libertad.

Viana, F. R. (2017). O uso de portfólios na avaliação em Matemática como motivador para escrita dos alunos sobre sua aprendizagem e reflexão da prática pedagógica. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pelotas]. Repositório Institucional da UFPEL. http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3783

Vianna, H. M. (2014). Avaliação educacional: uma perspectiva histórica. Estudos em Avaliação Educacional, 12, 7-24. https://doi.org/10.18222/eae01219952297

Vidal, R. C. (2019). Fazeres docentes e avaliação: um estudo de caso à luz da complexidade. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Tocantins]. Repositório Institucional da UFTO. http://hdl.handle.net/11612/1786

Vieira, A. O. (2018). Por uma teorização da avaliação em Educação Física: práticas de leitura por narrativas imagéticas. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Espírito Santo]. Repositório Institucional da UFES. http://repositorio.ufes.br/handle/10/10536

Vieira, K. R. (2006). Avaliação em processo. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89146

Villar, A. P. (2009). A prática avaliativa em uma organização escolar por ciclos de aprendizagem. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4278

Wiliam, D. (2009). Assessment for learning: why, what and how? University of London.

Xavier, L. R. (2017). Concepções e práticas sobre avaliação na perspectiva de professores de Matemática. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional da UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9326

Downloads

Publicado

30.03.2022

Como Citar

Teodoro, E., Leite, C., Fernandes, P., & Marinho, P. (2022). Avaliação das aprendizagens: uma análise de produções acadêmicas brasileiras (2006-2020). Linhas Crí­ticas, 28, e41638. https://doi.org/10.26512/lc28202241638