Avaliação das aprendizagens: uma análise de produções acadêmicas brasileiras (2006-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202241638

Palavras-chave:

Políticas da educação, Avaliação da aprendizagem, Estado da arte

Resumo

A avaliação das aprendizagens e as suas (re)configurações conceituais têm acompanhado transformações político-educativas e sociais. Tendo esta situação por base, foi realizado um estudo que teve como objetivo mapear a produção acadêmica brasileira de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado, de 2006 a 2020, focadas nas relações entre políticas públicas de educação, concepções e práticas de avaliação. Os dados apontam para influências exercidas pelos organismos internacionais na definição das políticas da educação, traduzidas nas concepções de avaliação postuladas nos documentos oficiais e no distanciamento entre o que tem sido instituído, a concepção e as práticas efetivadas.

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Biografia do Autor

Eliane Teodoro, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil (1987). Doutoranda no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Membro da Comunidade de Prática de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe/CIIE/FPCEUP). E-mail: elis.teodoro@outlook.com

Carlinda Leite, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (1998). Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Investigadora sénior do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Coordenadora da Comunidade Prática de Investigação: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe). E-mail: carlinda@fpce.up.pt

Preciosa Fernandes, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (2007). Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Co-coordenadora da Comunidade Prática de Investigação: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe). E-mail: preciosa@fpce.up.pt

Paulo Marinho, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (2014). Professor Colaborador no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil. Investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal. Membro da Comunidade de Prática de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe/CIIE/FPCEUP). E-mail: pmtmarinho@fpce.up.pt

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Publicado

30.03.2022

Como Citar

Teodoro, E., Leite, C., Fernandes, P., & Marinho, P. (2022). Avaliação das aprendizagens: uma análise de produções acadêmicas brasileiras (2006-2020). Linhas Crí­ticas, 28, e41638. https://doi.org/10.26512/lc28202241638

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