Avaliação das aprendizagens: uma análise de produções acadêmicas brasileiras (2006-2020)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc28202241638Palavras-chave:
Políticas da educação, Avaliação da aprendizagem, Estado da arteResumo
A avaliação das aprendizagens e as suas (re)configurações conceituais têm acompanhado transformações político-educativas e sociais. Tendo esta situação por base, foi realizado um estudo que teve como objetivo mapear a produção acadêmica brasileira de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado, de 2006 a 2020, focadas nas relações entre políticas públicas de educação, concepções e práticas de avaliação. Os dados apontam para influências exercidas pelos organismos internacionais na definição das políticas da educação, traduzidas nas concepções de avaliação postuladas nos documentos oficiais e no distanciamento entre o que tem sido instituído, a concepção e as práticas efetivadas.
Downloads
Referências
Abrecht, R. (1994). A avaliação formativa (Coleção práticas pedagógicas, vol. 17). Edições ASA.
Afonso, A. J. (2000). Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. Cortez.
Aguiar, E. S. (2009). Concepções e práticas de professores em avaliação da aprendizagem na rede pública municipal de ensino de Teresina. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3125
Albuquerque, L. C. (2012). Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas do professor de Matemática dos anos finais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/10889
Albuquerque, R. B. (2017). “Sei ou não sei, eis a questão”: o professor e seu saber fazer na perspectiva da avaliação da aprendizagem para alunos com deficiência intelectual. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe] Repositório Institucional da UFS. https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12510
Almeida, A. M. (2008). Avaliação da aprendizagem no contexto dos ciclos: sentidos da prática avaliativa docente. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Repositório Institucional da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14180
Alves, A. M. (2018). Avaliação da aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual: análise de teses e dissertações brasileiras. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional da UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10502
Amado, J., Costa, A. P., & Crusoé, N. (2017). A técnica de análise de conteúdo. Em J. Amado (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação (pp. 301-352). Imprensa Universidade de Coimbra.
Amaral, M. C. (2006). Avaliação da aprendizagem na escola ciclada de Mato Grosso: o caso dos relatórios descritivos de avaliação. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da UNICAMP. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252221
Araujo, A. W. (2014). Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/17299
Araujo, C. G. (2017). Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em Matemática. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39242
Araujo, L. A. (2009). A avaliação NA escola: um olhar além da sala de aula. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/4246
Azevedo, R. M. (2007). Avaliação da aprendizagem escolar: do fazer mecânico à intencionalidade teórico-metodológica emancipatória. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Maranhão]. Repositório Institucional da UFMA. https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/139
Azevedo, T. M. (2010). A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6950
Baliero, F. F. (2015). O processo de avaliação da cultura corporal realizada por Professores de educação física do Ensino fundamental – Anos iniciais – do município de Assis Chateaubriand-PR. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel]. Repositório Institucional da Unioeste. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3283
Ball, S. (1994). Educational reform: a critical and post-structural approach. Open University Press.
Ball, S. J., Maguire, M., & Braun, A. (2016). Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. UEPG.
Barbosa, E. G. (2014). Avaliação da aprendizagem em língua inglesa no primeiro ano do ensino fundamental em escolas públicas do município de Castanhal (PA). [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Pará]. Repositório Institucional da UFPA. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/5880
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70.
Barreto, E. S., Pinto, R. P., Martins, A. M., & Duran, M. C. (2001). Avaliação na educação básica nos anos 90 segundo os periódicos acadêmicos. Cadernos de Pesquisa, 114, 49-88. http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/584
Black, P., & Wiliam, D. (2006). The reliability of assessments. Em J. Gardner (Ed.). Assessment and learning (pp. 81-100). SAGE.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.
Brasil. (1996). Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. (2006). Lei n.º 11.274/2006. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm
Brasil. (2017a). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Brasil. (2017b). Resolução CNE/CP n.º 2, de 22 de dezembro de 2017. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/53031-resolucoes-cp-2017
Broadfoot, P., & Black, P. (2004). Redefining assessment? The first ten years of assessment in education. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, 11(1), 7-26. https://doi.org/10.1080/0969594042000208976
Caixeta, O. C. (2019). Diversificação da avaliação em Matemática nos anos finais do ensino fundamental para a promoção de uma aprendizagem efetiva. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Repositório Institucional da UFG. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9797
Caramão, M. T. (2009). Saberes docentes, avaliação e inclusão: estudo de uma realidade. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6891
Castro, A. M. (2007). A avaliação da aprendizagem no contexto da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola pública. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-111437/pt-br.php
Conceição, J. L. (2018). Instrumentos de avaliação formativa: panorama e percepção docente. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe]. Repositório Institucional da UFS. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11519
Corrêa, M. S. (2014). A prática avaliativa no ciclo da infância: um estudo em escolas multisseriadas. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Pará]. Repositório Institucional da UFPA. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9328
Corrêa, R. R. (2009). Avaliação formativa: o mapa conceitual na autorregulação da aprendizagem. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000152713
Cortesão, L., & Torres, M. A. (2018). Apesar de tudo… Que podemos nós, professores, fazer? Edições Afrontamento.
Covatti, F. A. (2013). As concepções e as práticas de avaliação da aprendizagem escolar por meio dos dizeres dos professores das séries finais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Regional de Blumenau]. Repositório Institucional da FURB. http://www.bc.furb.br/docs/DS/2013/353141_1_1.PDF
Cruz, C. M. (2017). Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11763
Cury, C. R. (2017). A globalização e os desafios para os sistemas nacionais: agenda internacional e práticas educacionais nacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 33(1), 15-34. https://doi.org/10.21573/vol33n12017.72829
Dantas, A. R. (2011). Avaliação da educação física na escola: análise de uma proposta de intervenção. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Repositório Institucional da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14455
Dantas, C. R. (2017). Avaliação no ensino de ciências no nível fundamental: investigando orientações oficiais e práticas docentes, fazendo “escuta” e intervenções em escolas. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRS. http://hdl.handle.net/10183/172904
Earl, L. M., & Katz, S. (2006). Rethinking classroom assessment with purpose in mind: assessment for learning, assessment as learning, assessment of learning. Manitoba Education, Citizenship and Youth. https://www.edu.gov.mb.ca/k12/assess/wncp/
Fantinel, C. A. (2018). Avaliação do ensino e aprendizagem escolar: relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática pedagógica. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. Repositório Institucional da Unioeste. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3761
Farias, D. C. (2008). A avaliação das aprendizagens na prática docente de professores de História de 5.ª a 8.ª séries do sistema estadual de ensino: concepções e práticas. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4303
Fartes, V. L. (2014). A cultura profissional dos grupos de pesquisa nos institutos federais: uma comunidade de práticas? Cadernos de Pesquisa, 44(154), 850-874. https://doi.org/10.1590/198053142897
Favarão, C. F. (2012). Avaliação da aprendizagem: concepções e características. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000183245
Fernandes, D. (2009). Avaliação das aprendizagens em Portugal: investigação e teoria da actividade. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 9, 87-100. http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/151
Fernandes, D. (2018). Para uma compreensão das relações entre avaliação, ética e política pública. Revista de Educação PUC-Campinas, 23(1), 19-36. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3932
Fernandes, D., & Gaspar, A. (2014). Avaliação das aprendizagens: uma síntese de teses de doutoramento realizadas em Portugal (2001-2010). Meta: Avaliação, 6(17), 199-222. http://doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.209
Fernandes, T. L. (2010). Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo documental das diretrizes oficiais. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3297
Ferreira, S. M. (2019). Delineando relações conceptuais entre formação dos professores dos anos iniciais e avaliação em Matemática. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34333
Fontenele, G. L. (2019). A avaliação no 3.º ciclo e suas implicações na organização do trabalho pedagógico de uma escola pública do Distrito Federal. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/37190
Furlanetto, C. R. (2007). A prática avaliativa da professora da 1.ª série em uma escola municipal de Fortaleza: entre o escrito e o vivido. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2970
Gonçalves, J. A. (2012). Concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRS. http://hdl.handle.net/10183/40484
Guerra, G. K. (2009). Avaliação processual: um estudo das representações sociais de professoras da rede municipal de ensino do Recife. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4265
Guerra, M. S. (2003). Uma seta no alvo: a avaliação como aprendizagem. Edições ASA.
Guimarães, A. L. (2010). A avaliação da aprendizagem em arte: desvelando realidades. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000152948
Jacomini, M. A. (2008). Reprovação escolar na opinião de pais e alunos: um estudo sobre os ciclos e a progressão continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17062008-134737/
Jacomini, M. A. (2014). Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 22(84), 807-828. https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000300010
Justino, A. I. (2013). Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem de professores de artes visuais. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Repositório Institucional da UEPG. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1357
Lara, V. A. (2014). Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções docentes no ciclo de aprendizagem. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Repositório Institucional da UEPG. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1374
Leite, C., & Fernandes, P. (2002). A avaliação da aprendizagem: Novos contextos, novas práticas. ASA.
Leite, C., & Fernandes, P. (2010). Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos. Revista Educação, 33(3), 198-204. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8076
Leite, C., & Fernandes, P. (2014). Avaliação, Qualidade e Equidade. Avaliação, 19(2), 421-438. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200009
Libâneo, J. C. (2016). Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, 46(159), 38-62. https://doi.org/10.1590/198053143572
Libâneo, J. C., Oliveira, J. F., & Toschi, M. S. (2010). Educação escolar: políticas, estrutura e organização (9.ª ed.). Cortez.
Lima, M. F. (2015). A avaliação de conhecimentos das crianças relacionados à leitura e à escrita: práticas de professores do 1.º ano do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16771
Lira, J. S., & Hermida, J. F. (2018). Gestão, financiamento e (des)valorização da educação em Alagoas (2007-2014). Revista Eletrônica de Educação, 12(1), 132-150. https://doi.org/10.14244/198271992031
Llata, D. S. (2015). Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: registros avaliativos e práticas de professores. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Paulo]. Repositório Institucional da UNIFESP. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39244
Luckesi, C. C. (2003). Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Malabares Comunicação e Eventos.
Luckesi, C. C. (2006). Avaliação da aprendizagem escolar. Cortez.
Luis, S. M. (2007). Escrevendo a avaliação: a escrita de diários como exercício avaliativo. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/FAEC-7D6P4E
Machado, S. M. (2006). Concepções e práticas o dilema da avaliação da aprendizagem: um estudo de caso da prática avaliativa de professores da rede estadual de ensino do Maranhão. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Maranhão]. Repositório Institucional da UFMA. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/109
Magalhães, P. M. (2018). As artes de fazer da avaliação fabricadas no cotidiano escolar: um olhar para as táticas avaliativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30885
Magalhães, P. M., Almeida, L. A., & Lins, C. P. (2019). Práticas curriculares-avaliativas: inventar cotidianamente considerando os movimentos de influência. Linhas Críticas, 25, e23795. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23795
Marinho, M. P. (2009). A avaliação sob a ótica do aluno. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4373
Marinho, P. (2014). A avaliação da aprendizagem no ensino básico: contributos para a compreensão da sua relação com o sucesso escolar. [Tese de doutoramento, Universidade do Porto]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/94300
Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2013). A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite. Estudos em Avaliação Educacional, 24(55), 304-334. https://doi.org/10.18222/eae245520132728
Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2017). Mathematics summative assessment practices in schools at opposite ends of performance rankings in Portugal. Research in Mathematics Education, 19(2), 184-198. https://doi.org/10.1080/14794802.2017.1318085
Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2014). A avalição da aprendizagem: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções. Acta Scientiarum Education, 36(1), 151-162. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.21018
Mello, A. S. (2014). Estudo sobre a pesquisa acadêmica brasileira acerca da avaliação no ensino de ciências. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. Repositório Institucional da Unioeste. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3273
Melo, M. N. (2006). Avaliação da aprendizagem no primeiro e segundo ciclos de formação: ruptura ou continuidade da avaliação tradicional. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6124
Mendonça, A. V. (2014). Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza/CE. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553
Moresi, E. A. D., Pinho, I., Hartmann, V. C., Filho, M. d. O. B., Pinho, C., & Costa, A. P. (2020). Avaliação das Aprendizagens: um estudo bibliométrico. Em S. O. e. Sá, F. Freitas, P. Castro, M. G. Sanmamed, & A. P. Costa (Eds.). Qualitative Research in Education: advances and challenges (pp. 42-54). Ludomedia. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.42-54
Muniz, S. M. (2018). Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual: a experiência de professores do ensino fundamental em Jijoca de Jericoacoara-CE. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFCE. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30822
Nascimento, K. C. (2017). Avaliação da aprendizagem na educação física escolar na zona rural no município de Formosa: realidade e contradições. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Repositório Institucional da UFG. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7778
Oliveira, A. C. (2018). (Re)pensando a avaliação: uma etnografia sobre o uso do portfólio na aula de língua portuguesa no ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192938
Oliveira, D. A. (2020). Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile. Linhas Críticas, 15(28), 45-62. https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3520
Oliveira, K. B. (2016). Práticas avaliativas de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em Rondonópolis-MT. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso]. Repositório Institucional da UFMT. http://ri.ufmt.br/handle/1/1188
Oliveira, N. R. (2012). Avaliação em Matemática: uma discussão sobre as concepções e práticas de professores do ensino fundamental II da cidade de Campina Grande. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual da Paraíba]. Repositório Institucional da UEPB. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1712
Oliveira, R. M. (2011). Pais/responsáveis e a avaliação das aprendizagens: percepções e significados. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9287
Pedrosa, J., Leite, C., Rosa, M. J., & Pinho, I. (2021). Avaliação das Aprendizagens em Portugal: Um olhar transversal sobre os fundamentos teóricos, as políticas educativas e as práticas. Em M. Gonçalves, D. Fonseca, A. Neto-Mendes, A. Ventura, & J. A. Costa (orgs.). (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior (pp. 271-288). UA Editora. http://doi.org/10.48528/etpt-5b57
Perrenoud, P. (1999). Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Artmed.
Perrenoud, P. (2003). Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! Cadernos de Pesquisa, 119, 9-27. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200001
Poltronieri, H., & Calderón, A. I. (2012). Avaliação na educação básica: a revista Estudos em Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional, 23(53), 82-103. https://doi.org/10.18222/eae235320121916
Rabelo, K. S. (2010). Ensino de geografia e avaliação formativa da aprendizagem: experiências e princípios na rede pública de Goiânia-GO. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Repositório Institucional da UFG. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3357
Reis, J. M. (2018). (Des) caminhos para pensar avaliação e inclusão escolar no projeto de enfrentamento à distorção idade série trajetórias criativas: o espaço do et cetera. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRS. http://hdl.handle.net/10183/189593
Reis, L. A. (2009). Implicações da avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: série e ciclo. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. Repositório Institucional da UFJF. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3840
Ribeiro, D. B. (2012). Uma leitura sobre avaliação no ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. Repositório Institucional da UFJF. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1560
Santos, A. C. dos, & Leite, C. (2019). Políticas de currículo em Portugal: Concepções e práticas. Linhas Crí¬ticas, 25, e23562. https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23562
Santos, N. M. (2017). Avaliação da aprendizagem na perspectiva de um grupo de professores da disciplina de Ciências: uma análise do processo em uma escola pública de Cubati - PB. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual da Paraíba]. Repositório Institucional da UEPB. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3203
Sibila, M. C. (2012). O erro e a avaliação da aprendizagem: concepções de professores. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000180683
Silva, D. M. (2015). Avaliação do professor pelo aluno: o ensino e a prática avaliativa em geografia em escolas públicas municipais de Fortaleza/CE. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14794
Silva, D. S. (2014). A avaliação do movimento de ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7161
Silva, J. F. (2010). Métodos de avaliação em Educação Física no ensino fundamental. [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da UNICAMP. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274761
Silva, J. P. (2017). Jogos e avaliação da aprendizagem em Matemática: percepções docentes sobre o avaliar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual da Paraíba]. Repositório Institucional da UEPB. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3324
Soares, E. R. (2011). O dever de casa no contexto da avaliação de aprendizagens. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7946
Souza, M. V. (2016). A política curricular de ciclos no município de Campina Grande: análise dos sentidos e efeitos da avaliação no contexto da prática. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8784
Stobart, G. (2008). Testing times: the uses and abuses of assessment. Routledge.
Torres, D. X. (2013). Concepções de avaliação da aprendizagem de professoras que atuam em escolas situadas em áreas rurais. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12874
Uler, A. M. (2010). Avaliação da aprendizagem: um estudo sobre a produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação. [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional da PUC/SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9524
Vasconcellos, C. (2006). Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança: Por uma práxis transformadora. Libertad.
Viana, F. R. (2017). O uso de portfólios na avaliação em Matemática como motivador para escrita dos alunos sobre sua aprendizagem e reflexão da prática pedagógica. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pelotas]. Repositório Institucional da UFPEL. http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3783
Vianna, H. M. (2014). Avaliação educacional: uma perspectiva histórica. Estudos em Avaliação Educacional, 12, 7-24. https://doi.org/10.18222/eae01219952297
Vidal, R. C. (2019). Fazeres docentes e avaliação: um estudo de caso à luz da complexidade. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Tocantins]. Repositório Institucional da UFTO. http://hdl.handle.net/11612/1786
Vieira, A. O. (2018). Por uma teorização da avaliação em Educação Física: práticas de leitura por narrativas imagéticas. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Espírito Santo]. Repositório Institucional da UFES. http://repositorio.ufes.br/handle/10/10536
Vieira, K. R. (2006). Avaliação em processo. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89146
Villar, A. P. (2009). A prática avaliativa em uma organização escolar por ciclos de aprendizagem. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4278
Wiliam, D. (2009). Assessment for learning: why, what and how? University of London.
Xavier, L. R. (2017). Concepções e práticas sobre avaliação na perspectiva de professores de Matemática. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional da UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9326
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eliane Teodoro, Carlinda Leite, Preciosa Fernandes, Paulo Marinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.