Professores reflexivos: reinventar a práctica a partir da inovação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4104Palavras-chave:
Professor reflexivo, Prática emancipadora, InovaçãoResumo
A universidade deve encontrar um equilíbrio entre a formação técnica-profissional e a formação humanista-cultural. Em relação ao conceito de formação acadêmica, significa uma profunda revisão da prática acadêmica e pessoal na formação dos professores. O professor deve escolher os caminhos que o conduzam à possibilidade de ser emancipado na construção da sua identidade pessoal e profissional; romper com os paradigmas da regulação e apropriar-se do conceito de inovação no seu cotidiano.
Downloads
Referências
DEWEY, Jonh. The Relations of Theory and Practice. Southern Illinois: University Press, 1977.
FÁVERO, Altair Alberto . Políticas de formação Pedagógica: possibilidades de superar o mal-estar docente. In: Angelo Vitório Cenci; Claudio Almir Dalbosco; Eldon H. Mühl. (Org.). Sobre Filosofia e Educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. 1 ed. Passo Fundo: UPF, 2009, v. 1, p. 403-419.
FÁVERO, Altair Alberto.; TONIETO, Carina. Educar o educador: reflexões sobre formação docente. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2010.
FOUCAULT, Michel. El Discurso del poder. México: Folios, 1983.
FOUCAULT, Michel. Microfísica del poder. Madrid: La Piqueta, 1991.
FOUCAULT, Michel. Tecnologías del Yo. Barcelona: Paidós, 1995.
FOUCAULT, Michel. Hermenéutica del sujeto. Madrid: Akal, 2005.FREIRE, Paulo. Pedagogía del Oprimido .México: Siglo XXI, 1974.
GIROUX, Henry. Los Profesores como intelectuales hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Barcelona: Ediciones Paidós, 1988.
GRAMSCI, Antonio. Los intelectuales y la organización de la cultura. México: Juan Pablos Editor, 1997.
HELLER, Agnes. Para Mudar a Vida. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
LAMPERT, Ernani. La Universidad en el siglo XXI: perspectivas y desafíos. In: Revista Galego-Portuguesa de Psicología y Educación, v.2, nº 2. La Coruña, 1998.
LUCARELLI, Elisa. Innovaciones en el Contexto de la Relación Universidad ”“ Sociedad. In: Universidade e Integração no Cone Sul Série Universidade. Brasil: Editora da Universidade, 1992. p. 127-135.
PAZ, Octavio. Ideas y Costumbres II, Obras Completas, tomo 10. México: FCE, 1996.
PUIGGRÓS, Adriana. Imaginación y crisis en la educación latinoamericana. México: Alianza Editorial, 1990.
SANTOS López, Aristeo. Académicos de la Universidad Autónoma del Estado de México: inversión y recuperación de los recursos humanos. México, Toluca: UAEMéx, 2000.
SANTOS López, Aristeo. Erudito Global FEA/USP: experiencia de aplicación a la internacionalización de la educación. México, Toluca: UAEMéx, 2010.
SANTOS, de Sousa Boaventura. O social e o político na transição pós-moderna. In: Revista de cultura e política, vol.31. São Paulo: Editora Cedec, 1993, p. 181-207.
SANTOS, de Sousa Boaventura. Pela mão de Alice. O Social e o político na Pós- Modernidade. Lisboa: Editora Afrontamento, 1994.
SANTOS, de Sousa Boaventura. Um discurso sobre as ciências. Lisboa: Editora Afrontamento, 1995.
SANTOS, de Sousa Boaventura. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luiz Heron et al. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Editora Sulina, 1996.
SANTOS, de Sousa Boaventura. A gramática do tempo. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
SANTOS, de Sousa Boaventura. O espelho no mundo. In: Jornaldeletras.pt, sessão Ideias. 12 a 25 de janeiro de 2011. Brasil, Rio Grande do Sul, Passo Fundo, 2011. p. 26-31.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.