O princípio da indissociabilidade universitária: dificuldades e possibilidades de articulação

Autores

  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3818

Palavras-chave:

Indissociabilidade, Universidade, Articulação

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar e analisar as estratégias de articulação entre ensino, pesquisa e extensão promovidas por docentes de uma universidade pública brasileira. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo. Os resultados apontam que a indissociabilidade pode ser fortalecida por meio do desenvolvimento de pesquisas pautadas pela articulação disciplinar, integração das unidades acadêmicas, instituições e sujeitos em diferentes processos de formação; aproximação dos temas de pesquisa com as disciplinas desenvolvidas na graduação; inserção de docentes na pós-graduação; desenvolvimento de projetos vinculados a Educação Básica, tais como PIBID, Novos Talentos, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande ”“ FURG. Publicações: Do mosaico ao complexus: desafios a instituição universitária (Revista Momento Diálogos em Educação, Vol. 19, No 2 (2010); Reflexões sobre a liberdade acadêmica (In: GORCZESKI, Clovis (Org.). Direitos Humanos, tomo 1: a primeira geração em debate. Porto Alegre: UFRGS, 2008, v. 1, p. 25-40).

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande so Sul. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo ”“ UPF. Publicações: Educar o educador: reflexões sobre formação docente (Mercado de Letras, 2010); Leituras sobre Nietzsche e a educação (Imed, 2010).  

Referências

AZEVEDO, Fernando.As universidades no mundo de amanhã: seu sentido, sua missão e suasperspectivas atuais. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1947.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

______. Plano Nacional de Extensão 1999- 2001. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/Sesu/planonaex.shtm>. Acesso em: 12 out. 2010.

______. Congresso Nacional. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/109783/lei-5540-68>. Acesso em: 14 mar. 2010.

______. Decreto nº 11.530, de 18 de Março de 1915. Reorganiza o ensino secundário e o superior na Republica. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br>. Acesso em: 14 mar. 2010.

______. Decreto nº 19.851 de 11 de abril de 1931. Estatuto da Universidade Brasileira. Disponível em:<http://www2.camara.gov.br>. Acesso em: 20 mar. 2010.

BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária.Petrópolis: Vozes, 1996.

CHAUÃ, Marilena de Souza.Escritos sobre a universidade.São Paulo: Editora UNESP, 2001.

CHIZZOTTI, Antonio. Metodologia do ensino superior: o ensino como pesquisa. In: CASTANHO, Sérgio;CASTANHO, Maria Eugênia (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior.Campinas:Papirus, 2001. p.103-112.

CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.

CUNHA, Luiz Antonio. Ensino superior e a universidade no Brasil. In: LOPES, Eliane Lopes Teixeira;FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

ENRICONE, Délcia.A docência na educação superior:sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia:saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1998.

KOURGANOFF, Wladimir. A face oculta da universidade.São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1990.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva.Ciência & Educação,Bauru, v. 9, n. 2, p. 91-211, 2003.

______; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplasfaces. Ciência & Educação,Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

MORIN, Edgar. O desafio do século XXI:religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

MOTA, Ronaldo. O papel da inovação na sociedade e na educação. In: COLOMBO, Sonia Simões [et al.](Org.). Desafios da gestão universitária contemporânea.Porto Alegre: Artmed, 2011.

OLIVEIRA, Claudia Hochheim. Qual é o Papel da Extensão Universitária? Algumas Reflexões Acercada Relação entre Universidade, Políticas Públicas e Sociedade. In: Anais do 2º Congresso Brasileirode Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao15.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2011.

RAYS, Oswaldo Alonso. Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade. RevistaCadernos de Educação Especial,n. 21, p. 71-85, 2003.READINGS, Bill. Universidade sem cultura?Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice:o social e o político na pós-modernidade. SãoPaulo: Cortez, 1996.

______. A universidade do século XXI:para uma reforma democrática e emancipatória da universidade.São Paulo: Cortez, 2005.

TEIXEIRA, Anísio. A universidade de ontem e hoje.Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais:a pesquisa qualitativaem educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário:seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed,2004.

Downloads

Publicado

13.12.2011

Como Citar

Tauchen, G., & Fávero, A. A. (2011). O princípio da indissociabilidade universitária: dificuldades e possibilidades de articulação. Linhas Crí­ticas, 17(33), 403–420. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3818

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.