Grupos de adolescentes no espaço escolar: o papel do professor face as fratrias adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3848Palavras-chave:
Educação, Adolescência, Fratrias, InclusãoResumo
Esse estudo se concentrou no adolescente e nas suas relações grupais. Desenvolveu-se a pesquisa em uma escola pública que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Entrevistamos o staff escolar (diretora, psicóloga e orientadora educacional) e uma entrevista semiestruturada foi aplicada em professores. Também foram realizadas oficinas com os alunos. Os resultados mostraram que os professores conseguem oferecer uma possibilidade de inclusão social para esses alunos. Os adolescentes demonstraram um bom entendimento sobre as implicações da formação grupal em suas condutas. Por fim, apontou-se a importância da escola fazer uma reflexão junto aos grupos sobre os ideais excludentes construídos pela sociedade de consumo.
Downloads
Referências
BETTS, Jaime. “Tóxicos e manias”: sociedade de consumo e toxicomanias. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre.N° 26, 2004.
BENHAIM, Michele. O materno e a delinqüência.Ágora(Rio J.)[online]. 2008, vol.11, n.1 [cited 2011-10-31],pp. 9-16. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516- 14982008000100001&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1516-1498. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982008000100001.
BIRMAN, Joel. Insuficientes, um esforço a mais para sermos irmãos! Em: kehl, M. R.(Org.) Funçãofraterna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000, pp. 171 - 207.
BIRMAN, Joel. Arquivos do mal-estar e da resistência.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
BIRRAUX, Annie. Psicopatologia do adolescente. Dicionário enciclopédico de psicanálise: o legado de Freud e Lacan. Editado por Pierre Kaufmann; tradução, Vera Ribeiro, Maria Luiza X. de A. Borges;consultoria, Marco Antonio Coutinho Jorge. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.
BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 11, n. 1, jun. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141385572007000100007&lng=pt&nrm=iso>.Acessos em 05 ago. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1413- 85572007000100007.
BUENO, Sinésio. Ferraz. Educação, paranoia e semiformação. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 2,Aug. 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
BUSTAMANTE, Ani. Filosofando na escola: como transformar o potencial crítico dos alunos empensamento filosófico. Tradução de Ricardo Rosenbusch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
COSTA, Jurandir Freire. Playdoier pelos irmãos. Em: Kehl, M. R.(Org.) Função fraterna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000, pp. 07 ”“ 32.
COUTINHO, Luciana Gagueiro. A adolescência na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social. Pulsional - Revista de psicanáliseano XVII, n. 181, 2005.
FREUD, Sigmund. “Sobre o narcisismo: uma introdução” in: Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. XIV, 1914/1996.
FREUD, Sigmund. “Psicologia de grupo e a análise do ego” in: Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud.Rio de Janeiro: Imago, vol. XVIII, 1921/1996.
FREUD, Sigmund. “Reflexões para o tempo de guerra e morte”, Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. v. XIV Rio de Janeiro: Imago, 1915/1996.
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer”. Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. v. XVIII Rio de Janeiro: Imago, 1920/1996.
FREUD, Sigmund. “Mal-estar na civilização” in: Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud.Rio de Janeiro: Imago, vol. XXI, 1930/1996.
KEHL, Maria. Rita. A fratria orfã Em: Kehl, M. R.(Org.) Função fraterna. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 2000, pp. 209 ”“ 242.
LACAN, Jaques. O seminário livro 1: Os escritos técnicos de Freud.Rio de janeiro: Zahar, 1953-54/1979
LACAN, Jaques. O seminário livro 10: A angústiaRio de janeiro: Zahar, 2005.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. A criança “sua” (in)disciplina e a psicanálise. Em: Aquino, J. G. (Org.). Aindisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996, pp. 25-37.
LAJONQUIERE, Leandro de. A infância, os adultos e a ilusão de um futuro.. In: COLOQUIO DO LEPSIIP/FE-USP, 4., 2002, São Paulo. Proceedings online... Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400030&lng=en&nrm=abn>.Acesso em 02 outubro de 2011.
LEGNANI, Viviane Neves, MENDES, Maria Gislane, BATISTA, Karla Cristina. A travessia do adolescente e o laço social entre os manos: possibilidades entre a delinquência e a fratria. Em Costa, L.F. &Almeida T. M. de (Orgs). Violência no cotidiano: do risco à proteção.Brasília: Universa e Liber Livros,2005, pp. 199-214.
OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de, CAMILO, Adriana Almeida, ASSUNÇÃO, Cristina Valadares.Tribos urbanas como contexto de desenvolvimento de adolescentes: relação com pares e negociaçãode diferenças. Revista Temas em Psicologia, 11(1), 2003.
MILLOT, Catherine. Freud Antipedagogo. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
PEREIRA, Elcimar Dias, PINTO, Joana. Plaza. Adolescência: como se faz? ”“ apontamentos sobre discursos, corpos e processos educativos. Fazendo Gênero. Goiânia: Grupo Transas do Corpo, anoVII,n.17, jul./out. 2003.
RASSIAL, Jean-Jaques. O sujeito em estado limite. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2000.
RASSIAL, Jean-Jacques. A passagem adolescente: da família ao laço social. Porto Alegre: Artes eOfícios, 1997.
ROSA, Miriam Debieux; CARIGNATO, Taeco Toma; BERTA, Sandra Letícia. Ética e política: a psicanálise diante da realidade, dos ideais e das violências contemporâneos. Ágora. Rio de Janeiro, v. 9,n. 1, June 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982006000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 31 de outubro de 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982006000100003.
WINNICOTT, Donald Woods. Privação e delinquência . São Paulo: Martins Fontes, 1992.
ZAIDMAN, Louise Bruit. Os Gregos e seus deuses: práticas e representações religiosas da cidade na época clássica. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.