Neotecnicismo pedagógico, inovação e o impacto na docência na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc31202554157

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, Ensino Superior, Formação Docente

Resumo

Apresentamos um mapeamento de duas décadas de pesquisas brasileiras, sobre as quais tecemos reflexões, de modo a trazer novas/possíveis compreensões dos entrecruzamentos entre elementos de cunho neotecnicista (metodologias ativas, inovação, tecnologias) e seu impacto na docência na Educação Superior. A análise do material, realizada a partir de uma perspectiva crítica, apresenta três eixos: i) necessidade alardeada de superação do tradicionalismo educacional; ii) busca pela qualidade em educação; iii) responsabilização docente pelos problemas educacionais. Identificamos que a literatura valoriza, como ação didática, a simples inserção de novos elementos tecnológicos e digitais. Relaciona tais práticas como inovadoras, sem apresentar discussão epistemologicamente fundamentada sobre o que é inovação no campo educacional. Concluímos que não é a adoção de certas estratégias que garante o sucesso do processo educativo, pois a técnica não se sobrepõe ao trabalho pedagógico docente. Destacamos que sua formação não pode ser resumida ao treinamento técnico.

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Biografia do Autor

Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2018). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GEPEFOP – UNIFESP. E-mail: tasouza@unifesp.br

Renata Helena Pin Pucci, Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2017). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividade - HINAS – USF. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GEPEFOP – UNIFESP. E-mail: renata_pucci@hotmail.com

Luciana Haddad Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades – HiNaS – USF. E-mail: haddad.nana@gmail.com

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Publicado

16.04.2025

Como Citar

Antunes-Souza, T., Pucci, R. H. P., & Ferreira, L. H. (2025). Neotecnicismo pedagógico, inovação e o impacto na docência na educação superior. Linhas Crí­ticas, 31, e54157. https://doi.org/10.26512/lc31202554157

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