Neotecnicismo pedagógico, inovação e o impacto na docência na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc31202554157Palavras-chave:
Inovação Pedagógica, Ensino Superior, Formação DocenteResumo
Apresentamos um mapeamento de duas décadas de pesquisas brasileiras, sobre as quais tecemos reflexões, de modo a trazer novas/possíveis compreensões dos entrecruzamentos entre elementos de cunho neotecnicista (metodologias ativas, inovação, tecnologias) e seu impacto na docência na Educação Superior. A análise do material, realizada a partir de uma perspectiva crítica, apresenta três eixos: i) necessidade alardeada de superação do tradicionalismo educacional; ii) busca pela qualidade em educação; iii) responsabilização docente pelos problemas educacionais. Identificamos que a literatura valoriza, como ação didática, a simples inserção de novos elementos tecnológicos e digitais. Relaciona tais práticas como inovadoras, sem apresentar discussão epistemologicamente fundamentada sobre o que é inovação no campo educacional. Concluímos que não é a adoção de certas estratégias que garante o sucesso do processo educativo, pois a técnica não se sobrepõe ao trabalho pedagógico docente. Destacamos que sua formação não pode ser resumida ao treinamento técnico.
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