La dinámica legislativa en educación en la Asamblea del estado de Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc30202454071Palabras clave:
Poder Legislativo, Poder Ejecutivo, Legislación, Políticas educativasResumen
El artículo aborda el papel de la Asamblea Legislativa de Maranhão (ALEMA) en la formulación de las políticas educativas entre 2003 y 2018. Se analizaron 481 Proyectos de Ley, Propuestas de Enmienda a la Constitución y Medidas Provisionales con el fin de revelar si los diputados dejan de ejercer sus prerrogativas constitucionales a favor de la implementación de la agenda de los Gobernadores. La hipótesis es que ALEMA no cumple su función típica de legislar en educación, corroborando para un déficit de cantidad, calidad y efectividad legislativa. La investigación es de carácter cuantitativo-cualitativo, cuya realización se dio por medio de la combinación de levantamiento bibliográfico y investigación documental. La fuerza del Poder Ejecutivo en dominar el proceso de toma de decisiones, expresado a través del volumen de propuestas, reversión de vetos y calidad de las propuestas, evidencia las debilidades institucionales de ALEMA en la organización de su propia agenda educativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Efraim Soares, Rosimar de Fátima Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
