Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle

Autores

  • Cristina Madeira Coelho Universidade de Brasília
  • Patrícia Neves Raposo Universidade de Brasília
  • Eduardo Xavier da Silva Universidade de Brasília
  • Ana Caroline Freitas de Almeida Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3735

Palavras-chave:

Subjetividade, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

Uma experiência de trabalho pedagógico é utilizada para descrição da construção de acessibilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA para pessoas com deficiência visual. Três aspectos são priorizados: descrição textual das imagens e tabelas; organização das informações; configuração específica do editor de textos do MOODLE para utilização de softwares leitores de tela. Concluímos indicando que o valor da experiência educacional, tanto em seu aspecto inclusivo quanto no uso de tecnologias na educação, está nos desafios que nos permitiram fazer avançar nossa compreensão sobre a relação sujeito/ensino-aprendizagem/conhecimento em novas formas de vivências educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Madeira Coelho, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Publicação recente: Linguagem, Fala e Audição nos Processos de Aprendizagem: desafios e estratégias. (InMITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; TACCA, Maria Carmen Villela Rosa. Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldades e deficiência. Campinas: Editora Alínea, 2011, p. 153-174).

Patrícia Neves Raposo, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Publicação recente: Desenvolvimento de estratégias para o ensino de Química a alunos com deficiência visual (In: SALLES, Paulo Sérgio Bretas de Almeida; GAUCHE, Ricardo (orgs.) Educação Científica, Inclusão Social e Acessibilidade. Goiânia: Cânone Editorial, 2011, p. 127-154), em co-autoria com MÓL, Gerson de Souza; PIRES, Rejane Ferreira Machado.

Eduardo Xavier da Silva, Universidade de Brasília

Odontólogo e especialista em Educação a Distância pela UnB. E-mail: exavier28@gmail.com

Ana Caroline Freitas de Almeida, Universidade de Brasília

Pedagoga e especialista em Desenvolvimento Psicológico e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília. Professora em turma inclusiva do 1º ano do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.  

Referências

CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva com os pingos nos “is”.Porto Alegre: Mediação, 2004.

CORRÊA, Juliane. Novas tecnologias da informação e da comunicação; novas estratégias de ensino/aprendizagem. In: COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas depensar.Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Sujeito e Subjetividade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

LEVY, Pierre. A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: 34, 2001.

MATA, Thiago Henrique Ramos; BARBOSA Renê de Lima. Hipertexto Interativo para UsuáriosDeficientes Visuais (Monografia de Graduação em Computação ”“ Licenciatura). Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: <http://monografias.cic.unb.br/dspace/bitstream/123456789/133/1/monografia.pdf>. Acesso em: 21 out. 2009.

MITJÁNS MARTÃNEZ, Albertina. In: ENDIPE, XIII. 2006, Recife, Anais do Encontro Nacional de Didáticae Prática de Ensino. Universidade Federal de Pernambuco, abril de 2006, p.359-379.

RAPOSO, Patrícia Neves; MÓL, Gerson de Souza; PIRES, Rejane Ferreira Machado. Desenvolvimento de estratégias para o ensino de Química a alunos com deficiência visual. In: SALLES, Paulo Sérgio Bretas de Almeida; GAUCHE, Ricardo (Org.) Educação Científica, Inclusão Social e Acessibilidade.Goiânia: Cânone Editorial, 2011, p. 127-154.

RUIZ-VELAZCO, Enrique, Algunos elementos para orientar el uso y la producción de contenidos concertidun me y calidade. In: TORRES, Elizabeth Fátima; MAZZZONI, Alberto Angel, Conteúdos digitaismultimídia: o foco na usabilidade e acessibilidade. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 152-160,2004.

TUNES, Elisabete; bartholo, ROBERTO SANTOS. O Trabalho Pedagógico na Escola Inclusiva. In: TACCA,MARIA CARMEN.Aprendizagem e trabalho pedagógico,Campinas: Alínea, 2006.

Downloads

Publicado

13.12.2011

Como Citar

Coelho, C. M., Raposo, P. N., Silva, E. X. da, & Almeida, A. C. F. de. (2011). Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle. Linhas Crí­ticas, 17(33), 327–348. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3735

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial Inclusiva

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.