Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação

Autores/as

  • Ilma Veiga Universidade de Brasília - UnB
  • Edileuza Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Odiva Xavier Universidade de Brasília
  • Rosana Fernandes Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3427

Palabras clave:

Pós-graduação;, Formação docente;, Docência universitária;, Trabalho pedagógico

Resumen

Este estudo visa compreender o papel da Metodologia do Ensino Superior e da Organização do Trabalho Pedagógico no desenvolvimento da docência universitária. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: análise documental, entrevista, observação e grupo focal. As análises mostram que a formação pedagógica universitária privilegia a organização do trabalho pedagógico sob a ótica da heterogeneidade e da contextualização, enfatiza os princípios da unicidade entre teoria e prática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas deixa transparecer o contexto da educação básica. Ficou evidente a preocupação com a relação pedagógica, a formação e a participação dos pós-graduandos na produção do conhecimento e o estabelecimento da relação entre o plano proposto e a prática docente cotidiana. Conclui que essas disciplinas percorrem caminho ascendente no âmbito da pósgraduação, faz ponderações sobre a formação de docentes universitários e apresenta sugestões para seu fortalecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ilma Veiga, Universidade de Brasília - UnB

Pós-Doutora. Professora do Centro Universitário de Brasília e da Universidade de Brasília.

Edileuza Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutoranda da Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Odiva Xavier, Universidade de Brasília

Pós-doutoranda da Universidade de Brasília.

Rosana Fernandes, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestranda da Universidade de Bras ília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Citas

ANASTASIOU, Lea das G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In:ANASTASIOU, Lea das G. C.; ALVES, Leonir P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade:pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville: Univile, 2005, p. 11-35.

ARAÚJO, José Carlos S. Do quadro-negro à lousa virtual: técnica, tecnologia e tecnicismo. In:VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas:Papirus, 2006, p. 13-48.

BERBEL, Neusi A. N. Metodologia do ensino superior: realidade e significados. Campinas: Papirus, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.Brasília: MEC, 1996.

CHIZZOTTI, Antônio. Metodologia do ensino superior: o ensino com pesquisa. In: CASTANHO,Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. 3.ed. Campinas: Papirus, 2001, p. 103-112.

FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz eTerra, 1996.

GARCIA, Carlos M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

MARTINS, Pura Lucia Oliver. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In:VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Lições de didática. Campinas: Papirus, 2006, p. 75-100.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote eInstituto de Inovação Educacional, 1995.

PONS, Juan de P. El trabajo en el aula:elementos didácticos e organizativos. Sevilla: EdicionesAlfar, 1988.

SANTOS, Boaventura de S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática eemancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docênciacomo profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

VÁZQUEZ, Adolfo. S. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

VEIGA, Ilma P. A. O projeto e a parametrização do MEC. In: ______. Educação básica e educaçãosuperior: projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2004, p. 47-74.

Publicado

2008-08-31

Cómo citar

Veiga, I., Silva, E., Xavier, O., & Fernandes, R. (2008). Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação. Linhas Críticas, 14(26), 61–78. https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3427

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.