Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3427Palavras-chave:
Pós-graduação;, Formação docente;, Docência universitária;, Trabalho pedagógicoResumo
Este estudo visa compreender o papel da Metodologia do Ensino Superior e da Organização do Trabalho Pedagógico no desenvolvimento da docência universitária. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: análise documental, entrevista, observação e grupo focal. As análises mostram que a formação pedagógica universitária privilegia a organização do trabalho pedagógico sob a ótica da heterogeneidade e da contextualização, enfatiza os princípios da unicidade entre teoria e prática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas deixa transparecer o contexto da educação básica. Ficou evidente a preocupação com a relação pedagógica, a formação e a participação dos pós-graduandos na produção do conhecimento e o estabelecimento da relação entre o plano proposto e a prática docente cotidiana. Conclui que essas disciplinas percorrem caminho ascendente no âmbito da pósgraduação, faz ponderações sobre a formação de docentes universitários e apresenta sugestões para seu fortalecimento.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Lea das G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In:ANASTASIOU, Lea das G. C.; ALVES, Leonir P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade:pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville: Univile, 2005, p. 11-35.
ARAÚJO, José Carlos S. Do quadro-negro à lousa virtual: técnica, tecnologia e tecnicismo. In:VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas:Papirus, 2006, p. 13-48.
BERBEL, Neusi A. N. Metodologia do ensino superior: realidade e significados. Campinas: Papirus, 1994.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.Brasília: MEC, 1996.
CHIZZOTTI, Antônio. Metodologia do ensino superior: o ensino com pesquisa. In: CASTANHO,Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. 3.ed. Campinas: Papirus, 2001, p. 103-112.
FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz eTerra, 1996.
GARCIA, Carlos M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
MARTINS, Pura Lucia Oliver. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In:VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Lições de didática. Campinas: Papirus, 2006, p. 75-100.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote eInstituto de Inovação Educacional, 1995.
PONS, Juan de P. El trabajo en el aula:elementos didácticos e organizativos. Sevilla: EdicionesAlfar, 1988.
SANTOS, Boaventura de S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática eemancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docênciacomo profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
VÁZQUEZ, Adolfo. S. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VEIGA, Ilma P. A. O projeto e a parametrização do MEC. In: ______. Educação básica e educaçãosuperior: projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2004, p. 47-74.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.